Sobre Chevrolet Onix Plus
Lançado simultaneamente à versão hatch do então chamado “Novo Onix”, em 2019, o sedã ganhou o segundo nome Plus e logo conquistou o mercado.
Assim como seu “mano” de dois volumes, sua missão nada fácil era substituir um modelo que, há tempos, ocupava a posição de mais vendido do país, em seu segmento, o dos sedãs compactos, o Prisma.
Maior, mais espaçoso – seu porta-malas comporta até 469 litros de bagagens – e com um desempenho mais estimulante, Onix Plus utiliza uma plataforma mundial da General Motors chamada GEM (Global Emerging Markets), criada especificamente para os chamados mercados emergentes.
Linha 2021
Em 2021, o sedã é oferecido (em ordem crescente preço e equipamentos) nas versões LT com motor aspirado e câmbio manual, LT turbo automática, LTZ turbo manual, LTZ turbo automática, Premier e Premier II. Além destas, este ano está disponível ainda a série Midnight do modelo, com nível de acessórios semelhante à da LTZ automática e acabamento diferenciado em que prevalece a cor preta.
Seu motor é um três cilindros, com 1.0 litros, sendo oferecido em opções aspirada – de até 82 cv de potência e 10.6 kgfm de torque – ou turbo – 116cv e 16,8 kgfm, de acordo com sua versão. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com 6 velocidades.
Em termos de segurança, o pacote inclui os air-bags frontais, laterais e de cortina, o controle eletrônico de estabilidade, o assistente de partida em rampa e o limitador de velocidade de série em todas as versões, junto com uma estrutura reforçada. O modelo obteve nota máxima no teste de colisão da Latin Ncap.
Entre os itens tecnológicos, o modelo traz recursos como carregamento sem fio para celular e uma central de multimídia Mylink de terceira geração e, tal como em modelos mais caros da Chevrolet, a possibilidade de se contar com conexão internet via Wi-Fi para os ocupantes, por meio de um chip pago.
O modelo oferece conectividade com os sistemas Android Auto e Apple Car Play, mas, em 2021, recursos como o serviço OnStar – que inclui recursos de navegação, auxílio em rotas, resgate, localização e até alguns comandos, para trancar e destrancar portas, por exemplo – e a conexão internet via Wi-Fi para os ocupantes, por meio de um chip pago – passaram a ser exclusivas das versões Premier e Premier II.
Também em suas versões mais sofisticadas, o carro traz o assistente de estacionamento easy park (que identifica vagas e move o volante, auxiliando as manobras) e luzes diurnas e lanternas em LED. O design externo do modelo não recebeu atualizações em relação ao 2020.