Sobre Chevrolet Equinox
Sobre o Chevrolet Equinox
Lançado nos EUA em 2004, já como modelo 2005, o Chevrolet Equinox é SUV de porte médio produzido pela General Motors no México e passou a ser vendido no Brasil somente a partir de sua terceira geração, em 2018, substituindo aqui o utilitário Captiva, no mesmo segmento.
Linha 2022
Inicialmente oferecido com o mesmo motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 262 cv de potência e 37 kgfm de torque que equipa as opções de entrada do esportivo Camaro na América do Norte, hoje, o utilitário esportivo está disponível apenas com a mecânica 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm, nas versões RS e Premier.
O câmbio é automático de seis velocidades, com a opção para trocas manuais apenas por meio de uma pequena tecla instalada na lateral da alavanca de mudanças, no assoalho. Na versão Premier, há ainda um botão com o qual é possível escolher a tração integral (4x4) ou apenas nas rodas dianteiras.
O modelo é equipado com suspensão traseira do tipo multibraço (multilink), o que lhe garante equilíbrio e um comportamento mais seguro em curvas mais fechadas. Seu pacote de segurança inclui seis airbags e alarme e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.
O SUV conta também com alerta de ponto cego e assistente de manutenção de faixa, com aviso vibratório no banco do motorista; indicador de distância do carro à frente, sistema de estacionamento semiautônomo e controles de tração, estabilidade, partida em rampa e de velocidade em declives.
O modelo tem como ponto de destaque o generoso espaço interno, com bom acabamento e um ótimo padrão de acabamento e de recursos e acessórios. Seu porta-malas comporta 468 litros de bagagens na configuração normal, chegando a 670 litros com o encosto do banco traseiro recolhido.
Em sua versão RS, a mais simples, a tração é aplicada apenas às rodas dianteiras e um tratamento visual com apelo para a esportividade visível em detalhes, como o desenho da grade dianteira em forma de colmeia.
Na topo de linha Premier, a mesma grade conta com linhas horizontais cromadas e, nas extremidades inferiores do para-choque, há faróis de neblina – ausentes na RS.
Ambas as versões contam com rodas de liga leve de aro 19” e faróis em LED, além de multimídia com conectividade para sistemas Android e Apple e com os aplicativos Alexa e Spotify instalados.
Por dentro, impressiona o bom nível do acabamento, com materiais e encaixes perfeitos, mesmo nas partes em que estes são compostos por plásticos rígidos. O painel frontal tem parte de sua área central recoberta em couro. Outra exclusividade da versão Premier é o teto solar panorâmico com acionamento elétrico, de série.
Toda a linha é equipada com ar condicionado automático de duas zonas, com saída no banco de trás, banco do motorista com regulagens elétricas, volante com regulagens de altura e de profundidade, chave presencial com partida por botão (e remota), carregador sem fio para smartphone e acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa.