Sobre CAOA Chery Tiggo 5X
A Chery chegou ao Brasil em 2009, mas somente em 2017 houve a fusão com a Caoa. No ano seguinte, ocorreu o lançamento do Tiggo 5X, primeiro SUV da parceria sino-brasileira montado na fábrica de Anápolis, no interior goiano.
Tiggo 5X 2023
O Tiggo 5X ganhou o complemento “Pro” em seu nome, ocupando o lugar da antiga versão TXS. O modelo, produzido em Anápolis (GO), tem debaixo de seu capô um motor 1.5 turboflex que gera 150 cv de potência quando abastecido a etanol, e 147 cv a gasolina. O torque é igual nos dois casos, 21,4 kgfm.
A transmissão do modelo passa a ser CVT automática de nove velocidades, ante a de cinco velocidades, usada até 2022 em sua versão antecessora.
Uma das mudanças está na alavanca de câmbio, que ganhou formato de joystick. O motorista conta com dois modos de direção, o Eco, voltado para o dia a dia, e o Sport, para uma condução mais veloz. A direção é elétrica.
O modelo também conta com uma central multimídia touchscreen de 10,25 polegadas, com Android Auto e Apple Car Play. O painel de instrumentos possui sete polegadas. Com um visual interno considerado futurista, o modelo muda as luzes internas de LED de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista.
A mais nova versão do Tiggo 5X conta ainda com porta objetos, comando dos retrovisores, travamento das portas e diversos outros botões ficam acessíveis ao motorista.
Os bancos, revestidos com tecido premium, possuem novas costuras na cor cinza claro. O volante multifuncional tem regulagem de altura e de profundidade e o ar-condicionado é dual zone, digital, automático e com indicação de temperatura.
Por fora, destacam-se A grade dianteira tem o formato diamante, com diversos losangos. As luzes DRL em LED ganharam novo design e detalhes cromados, enquanto o para-choque foi remodelado.
As rodas são aro 18 e exclusivas para o modelo no Brasil. A traseira mantém a identidade das versões anteriores, mas tem linhas mais retas que tornam o carro mais “forte”.