Sobre CAOA Chery Tiggo 5X
Oferecido no Brasil desde o fim de 2018 como modelo 2019, o Tiggo 5X é um dos trunfos da CAOA para, depois de derrubar os preconceitos contra os carros coreanos e fazer da Hyundai uma das marcas preferidas pelos brasileiros, repetir o sucesso com a Chery.
Em suas propagandas, o SUV compacto evoca comparativos onde vence concorrentes como Audi Q3, Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
Sempre com o motor 1.5 Turbo Flex de 4 cilindros e 150 CV, câmbio automatizado de seis velocidades e 21,4 kgfm de torque, embora fique longe de fazer feio em desempenho e design, o SUV compacto da Caoa Chery vence os tais comparativos principalmente pelo custo-benefício, que além da opção de recompra inclui muito da autopropagada ‘melhor tecnologia do mundo’ no pacote muito completo de itens de fábrica.
A versão T vem com freios ABS e EBD, airbag duplo, alarme, sensores de estacionamento traseiros com câmera de ré, controles de tração e estabilidade, controle de descida, ISOFIX, luzes de condução diurna, assistente de partida em rampa, faróis com regulagem de altura, monitoramento da pressão dos pneus e ar condicionado digital.
Completam a lista de equipamentos: ajuste de altura para o banco do motorista, ajuste de altura do volante, piloto automático, sensores crepuscular e de chuva, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve de 17”, freio de estacionamento elétrico, retrovisores elétricos com rebatimento, sistema multimídia com rádio, Bluetooth, entradas USB e SD card e espelhamento da tela do celular.
A versão TXS inclui airbags laterais e de cortina, câmera de 360°, bancos em couro, banco do motorista com ajustes elétricos e teto solar panorâmico.
Linha 2021
O Tiggo 5X 2021 manteve o conjunto mecânico usado pela Caoa Chery desde o lançamento, no modelo 2019, em suas duas versões, T e TXS. Mas recebeu o primeiro facelift.
Visualmente, a principal alteração está na frente, que mudou para receber os faróis que incorporaram LEDs. Dentro do carro, a central multimídia mudou para melhor, com incorporação de Android Auto e um sistema 360 graus que ajuda bastante nas manobras.
Primeiro carro da Caoa Chery produzido na fábrica de Anápolis (GO), de onde também saem modelos da Hyundai como o Tucson, é o mais vendido da marca chinesa em 2021.