Sobre BMW Z4 Roadster
A história do BMW Z4
O BMW Z4 chegou às concessionárias em 2002 para substituir o BMW Z3, e é interessante saber a história do antecessor para compreendê-lo.
Em 1988, a Mazda lançou o MX5, roadster que ficou mais conhecido como Miata. Essa releitura dos pequenos conversíveis europeus dos anos 60 fez um estrondoso sucesso e ficou anos nadando de braçada no mercado norte-americano até que a BMW resolveu lançar, em 1995, um concorrente: o Z3.
Como o líder japonês, tinha um pequeno motor de quatro cilindros dianteiro (versões 1.6 e 1.9) e tração traseira. Era leve, foi o carro de James Bond (Pierce Brosnam) em 007 Contra GoldenEye (1995) e vendeu quase 300.000 unidades. Mas as concorrentes alemãs lançaram roadsters um pouco maiores e mais potentes, e parece que isso incomodou a BMW.
Surgia então o Z4, um Z3 anabolizado, de seis cilindros em linha, que agora está em sua terceira geração (com versões que voltaram aos quatro cilindros, mas agora com turbo) saindo da primeira fábrica da marca bávara fora da Alemanha, em Spartanburg, Carolina do Sul. Atualmente ele é fabricado em Graz, na Áustria.
Linha 2022
O BMW Z4 2022 chega ao Brasil em duas versões: xDrive 30i e M40i, com motorizações 2.0 turbo de 258 cavalos e 40,8 kgfm de torque, e 3.0 de 340 cavalos e 50,9 kgfm de torque, as duas com transmissão automática de oito velocidades.
Alguns itens de série nas duas versões são velocímetro com leitura de placas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado automático e digital e assistente de estacionamento.
A lista de itens conectividade de um carro como esses é gigantesca: teleservices; sistema de som Surround Harman Kardon; sistema de navegação Professional com iDrive touch; serviços remotos; serviços Connected Drive; reversing assist; preparação para Apple CarPlay; parking assistant com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
O Z4 ainda fornece informações de trânsito em tempo real; driving assistant; controle de cruzeiro adaptativo; concierge; chamada de emergência inteligente; BMW Live Cockpit Professional; BMW Intelligent Personal Assistant – IPA; Head-up Display colorido e o BMW Connected Drive.
O visual do Z4 não foi alterado em relação ao 2021. Ele segue com faróis bem extensos, lanternas afinadas e um longo capô. Para escutar o belo ronco do motor BMW vale a pena deixar a capota levantada.
O Z4 pode chegar de 0-100 km/h em 4,8 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h.