Sobre BMW X1
Caçula da família de utilitários esportivos da BMW, o X1 desembarcou no Brasil, vindo da Alemanha, em 2010. Inicialmente apresentado como carro conceito no Salão de Paris (França) de 2008, o veículo tem alguns elementos do irmão X3. Na traseira, no entanto, o formato das lanternas era inédito nos carros da marca.
A BMW produziu a primeira geração por aqui, enquanto a segunda geração chegou em 2016, tendo as primeiras unidades vendidas como importadas da Alemanha, mas logo retornou às lojas como modelo nacional feito em Araquari (SC). A família X1 é produzida na fábrica brasileira desde 2014.
Linha 2022
A principal novidade da linha 2022 foi a mudança da série especial limitada X1 M Sport 25 anos para ser uma versão definitiva no catálogo.
Exclusiva no mercado brasileiro, ela recebe pacote de personalização da linha M que inclui modificações na suspensão e também na aerodinâmica, além de acessórios originais com a inscrição M performance, como o cinto de segurança e volante personalizados.
A grade frontal da M Sport é oferecida em preto brilhante, além de receber novos faróis de neblina e faróis full-LED com máscara negra.
Além da cor Preto Safira, disponível desde a série especial 2021, ela passa a ser oferecida também nas cores Branco Alpino e Cinza Mineral.
Com essa alteração, a linha X1 2022 passa a ter quatro variantes, sendo as três primeiras com a mesma motorização e tração dianteira.
A versão de entrada sDrive20i GP é equipada com motor 2.0l turboflex de 192 cv de potência e 28,6 kgfm de torque, mesmos números das opções intermediárias sDrive20i X Line e M Sport.
As principais diferenças entre as duas primeiras versões estão no acabamento interno. A X Line é oferecida com bancos esportivos de regulagem elétrica e memória, além de head-up display e teto solar elétrico panorâmico.
Logo acima da M Sport, que é a terceira versão na gama, chega a topo de linha xDrive25i Sport, também de propulsor 2.0l mas com tração integral e 231 cv de potência e 35,6 kgfm de torque.
A transmissão do X1 é sempre efetuada pelo câmbio automático de oito marchas. O condutor pode optar por três modos de condução: Comfort, EcoPro e Sport. O último permite respostas mais rápidas dando uma apimentada nas respostas do acelerador.
O visual do BMW X1 recebeu grandes atualizações no visual na linha 2020, principalmente na grade duplo rim, mas a linha 2021 também veio com pequenas modificações, como no desenho dos para-choques e dos faróis de neblina.
A traseira seguiu praticamente idêntica nesse período. Na linha 2022 não houve modificações de design externo nas versões que já estavam no catálogo.
As dimensões do carro permanecem as mesmas: 4,43m de comprimento, 2,67m de distância entre-eixos, 1,59m de altura e 1,82m de largura. O porta-malas possui capacidade para 505 litros, espaço que pode ser ampliado para 1.550 litros com os assentos traseiros rebatidos.
O SUV vem de série com volante multifunções revestido em couro, rodas de liga leve aro 18 polegadas, assistente de voz Amazon Alexa, retrovisores externos com memória, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento, sensor de chuva, controle de cruzeiro adaptativo, acionamento automático dos faróis baixos, porta-malas com abertura e fechamento automáticos, direção servotronic, pneus run-flat e rack preto.
A versão xDrive25i Sport chega com central multimídia de tela 10,25 polegadas, a mesma da M Sport, sendo compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
A central ainda traz GPS, bluetooth e uma navegação simples. Com relação ao painel de instrumentos, ele não é 100% digital, mas possui diversas informações sobre o carro. Essa versão topo da gama ainda oferece rodas de liga leve aro 19 polegadas e áudio Hi-Fi.
A parte de assistências ao motorista do X1 é realizada graças aos sensores de estacionamento posicionados na traseira e dianteira, além de uma câmera de ré.