Sobre BMW Série 5
Desde a linha 2017 o sedã médio está de nova geração com muito mais tecnologia, agora oferecendo dispositivos semi-autônomos de condução. A sétima geração traz visual renovado, com linhas mais arrojadas. Mudam os faróis, que passam a ficar incorporados à grade frontal, também redesenhada e que conta com uma tecnologia que controla a abertura e o fechamento dos defletores de ar melhorando a aerodinâmica em função da necessidade. Além disso, são novos os para-choques e as lanternas traseiras, agora mais longas. Há lâmpadas de LED nos faróis, nos faróis de neblina e nas lanternas traseiras.
Por baixo do capô
São duas opções de propulsor a gasolina TwinPower Turbo (turbo de dupla voluta), ambas acopladas à transmissão automática de oito marchas e com tração traseira. A versão 530i traz um 2.0 que rende 252 cv de potência e 35,6 kgfm de torque máximo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Já a topo de linha 540i traz um 3.0 de seis cilindros em linha que entrega 340 cv e 45,8 kgfm e faz o modelo ir de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Nas duas configurações a velocidade máxima é de 250 km/h. Ambos têm três modos de condução (Standard, Comfort e EcoPro), que alteram parâmetros de motor, câmbio e direção.
Segundo a BMW, os motores estão mais eficientes, mais potentes e agora oferecem mais torque em baixas rotações. Isso foi possível mexendo no curso dos pistões e no sistema de comando de válvulas. O intuito foi melhorar o fluxo de combustível e a admissão de ar na turbina. Para comparar, a geração anterior rendia 245 cv no 2.0 (528i) e 306 cv no 3.0 (535i).
Mais do Série 5
As duas versões oferecidas no Brasil têm o pacote M Sport, que acrescenta saias laterais e acabamento brilhante nos para-choques dianteiro e traseiro. Quanto ao tamanho, o Série 5 cresceu em todas as dimensões, com 4,93 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,47 m de altura e 2,97 m de entre-eixos - são cerca de 7 mm a mais no entre-eixos. O porta-malas também está maior, agora oferecendo 10 litros a mais, com capacidade para 530 litros - ela cai para 390 litros com o estepe, que pode ser removido. Para fechar as novidades, o sedã está até 100 kg mais leve que seu antecessor.
Desde a versão de entrada o modelo conta com rodas de liga leve aro 18", faróis full LED, bancos esportivos com ajustes elétricos e memória, ar-condicionado digital, GPS com informações de trânsito, teto solar elétrico, sistema que estaciona o carro, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com tela de 10,2" sensível ao toque e espelhamento via Apple CarPlay, retrovisor interno antiofuscante, pneus run flat, Start/Stop, assistente de farol alto, controle de tração e de estabilidade e seis airbags.
Os dispositivos de condução semi-autônoma são: assistente de mudança de faixa (atua entre 70 km/h e 180 km/h), controlador de velocidade adaptativo (atua até 210 km/h), sistema que mantém o carro na trajetória a até 210 km/h orientando-se pelo veículo à frente e pelas marcações na via, sistema que intervém para estabilizar o volante em movimentos bruscos na direção (atua a até 160 km/h), alerta de saída de pista (atua entre 70 km/h e 210 km/h) e alerta de colisão lateral (atua entre 30 km/h e 210 km/h).
Passado
Importado da Alemanha, o sedã BMW Série 5 começou a ser vendido no Brasil em 2003. Em abril de 2017, chegou aqui a sétima geração.