Sobre BMW Série 2
Linha 2015
Novidade na linha BMW, o Série 2 desembarca no Brasil como uma opção de veículo compacto e esportivo com um porte maior que o Série 1. Oferecido na carroceria cupê de duas portas, o modelo promete agradar aos puristas lançando mão da tração traseira, como é tradição na marca. O Série 2 também desembarcou no País em 2015 na versão monovolume Active Tourer.
Por baixo do capô
O monovolume BMW Série 2 Active Tourer possui motor 2.0 turbo de quatro cilindros movido a gasolina, capaz de render 231 cv de potência e 36 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas. O modelo rompe algumas tradições da marca de origem bávara, aposentando a tração traseira e o motor longitudinal em favor da tração dianteira convencional e do motor transversal. Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e atinge velocidade máxima de 240 km/h.
Já cupê M235i conta com um motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros capaz de gerar 326 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A tração é traseira e a única opção de câmbio é uma caixa automática de oito velocidades. Com esse conjunto, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Mais do Série 2
O Série 2 faz parte de uma tática da BMW para diferenciar os modelos mais comuns e práticos de seus carros esportivos. Os nomeados com números ímpares (Séries 1, 3, 5, 7, X1, X3 e X5) correspondem ao primeiro caso. Os pares (Séries 2, 4, 6 e X6) são as interpretações mais radicais da linha. Entre os itens de série, o M235i traz tela central multimídia, rodas de 18”, bancos de couro, sistema de som Harman Kardon, câmera de ré, teto solar elétrico, sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos elétricos com memória e ar-condicionado automático digital de duas zonas.
O Active Tourer vem de com série teto solar panorâmico, rodas de liga leve aro 18, pneus run flat (que podem andar a até 80 km/h quando estão furados), seis airbags, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, freio de mão com acionamento por botão, sistema Start/Stop, modo de condução econômica Eco Pro e recuperação de energia nas frenagens. O porta-malas de 468 litros pode chegar a 1.510 litros com os bancos rebatidos.
Passado
O segmento em que hoje a BMW é representada pelo Série 2 era anteriormente ocupado pela versão cupê do hatch Série 1, que deixou de ser oferecida. O cupê M235i chegou ao Brasil no final de 2014, enquanto o monovolume Active Tourer desembarcou aqui poucos meses depois, no início de 2015.