Sobre Audi RS4 Avant
Sobre o Audi RS4
O Audi RS4 nasceu em 2000 após uma parceria da fabricante alemã com a inglesa Cosworth e já ultrapassou duas décadas de história.
Aliás, poucos carros que estão todo esse tempo nos catálogos se mantêm tão parecidos com o modelo pioneiro como o Audi RS4 Avant. Tanto em termos de dimensões, estética e ficha técnica, o RS4 vem passando por mudanças discretas que acompanham a evolução da indústria e as tendências de mercado.
Linha 2022
Se compararmos uma perua RS4 de dez anos atrás com uma 2022, disponível em versão única, vamos reparar que a potência e velocidade máxima, os dois itens mais populares da ficha técnica, continuam os mesmos: 450 cavalos e 280 km/h.
O modelo atual, contudo, tem 61,2 kgfm de torque que são atingidos com 1.900 RPM, enquanto o antigo tinha 43,85 kgfm que chegavam a 4000 RPM. A diferença se reflete no 0 a 100 km/h, que passou de 4,8s para 4,1s. Isso se deve ao consagrado V8 4.2 aspirado ter dado lugar a um 2.9 biturbo de seis cilindros, mais leve e moderno.
O design também se atualizou com o tempo, seguindo o irmão A4. Em relação à versão 2021, a 2022 tem a grade dianteira ampliada e aperfeiçoamentos na central multimídia. De resto, vários mimos da linha esportiva RS, como os freios em cerâmica, disponíveis opcionalmente com pinças de freio em cinza, vermelho ou azul.
Também completam a lista o volante esportivo de couro, com base plana e com shiftpaddles multifuncionais, além de câmbio em alumínio, bancos esportivos dianteiros em couro Alcântara, enfim, um pacote harmonioso de luxo e esportividade.
Quem usar o RS4 para ir ao supermercado, além de não chamar atenção excessivamente, contará com um porta-malas de 505 litros, completando o pacote da perua perfeita. Ou quase, já que a cada ano fica um pouquinho melhor.