Sobre Audi RS3
Linha 2018
A versão Sportback com quatro portas já era vendida no Brasil na nova geração desde o início de 2016, mas agora ganha a atualização de motor - que está mais potente - lançada na Europa no começo de 2017.
Por baixo do capô
O RS3 Sportback possui motor 2.5 turbo de cinco cilindros a gasolina que rende 400 cv de potência - um aumento de 33 cv em relação ao antecessor - e 48,9 kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas, com tração integral que permite que até 100% da força seja levada exclusivamente às rodas traseiras se necessário. Segundo a fabricante, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos.
Mais do RS3
Modelo topo de linha da família A3, o RS3 Sportback possui cinco portas e passa a adotar na nova geração a plataforma modular MQB do grupo Volkswagen, a mesma utilizada no Golf. Além disso, o carro está 22 mm mais baixo em relação ao solo e 55 kg mais leve quando comparado ao seu antecessor. A Audi informou ainda que o consumo também foi melhorado, ficando 10% menor graças ao uso de um sistema de recuperação de energia, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema Start/Stop (desliga o motor em paradas rápidas, como semáforos).
Passado
O modelo, lançado aqui em 2011, faz parte da família de esportivos da Audi, a RS, e estava fora do catálogo da marca há mais de dois anos desde a chegada da nova geração do hatch A3 em meados de 2013. A nova geração foi apresentada em março de 2015 no Salão de Genebra, na Suíça, desembarcando no mercado nacional no início de 2016. No final de 2017, porém, ele chegou aqui com a atualização de motor lançada na Europa no começo do mesmo ano.