Sobre Audi A3 Sedan
Linha 2017
Reestilizado, o sedã recebeu grade, faróis, lanternas, rodas e para-choques redesenhados. Por dentro, ele exibe volante e alavanca de seta semelhantes aos do A4, novos difusores de ar, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema de som e duas entradas USB que dispensam o uso do cabo adaptador. Além disso, todas as luzes internas são agora de LED. Na topo de linha Ambition, há um novo pacote opcional que inclui quadro de instrumentos digital.
Por baixo do capô
Nacionalizado, produzido em São José dos Pinhais (PR), o A3 Sedan pode ser equipado com motor 1.4 turbo flex de 150 cv ou 2.0 turbo a gasolina de 220 cv de potência. Com o 1.4, o sedã traz câmbio automático sequencial de seis velocidades - que substitui o automatizado de dupla embreagem e sete marchas do modelo anterior. Já o 2.0 manteve a transmissão de dupla embreagem, mas agora tem seis marchas no lugar da de sete velocidades do antecessor - que era 1.8. A tração é sempre dianteira.
Mais do A3 Sedan
O A3 Sedan é a versão três-volumes da linha A3, com 4,45 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,41 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Em comparação ao hatch, o sedã é 14,6 cm mais comprido e 1,1 cm mais largo. Seu porta-malas tem capacidade para 425 litros. O A3 Sedan é vendido no País em três versões de acabamento. Com a nacionalização, o modelo perdeu a suspensão traseira independente por eixo de torção nas versões básicas com motor 1.4.
Desde a configuração básica ele vem equipado com ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bixenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio com Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro, sistema Start/Stop, freio de estacionamento eletromecânico, rodas de liga leve de 16 polegadas, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) e controle de estabilidade.
Passado
Produzido na plataforma modular do grupo Volkswagen, o A3 Sedan começou a ser importado da Hungria para o Brasil no início de 2014. Em outubro de 2015, o sedã passou a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), ganhando novos câmbios e novos motores. O propulsor 1.4 flex também é feito no País, enquanto o 2.0 vem importado. Em janeiro de 2017, ele passou a ser vendido aqui com a reestilização apresentada na Europa em maio do ano anterior.