Sobre Audi A1
Por baixo do capô
O motor 1.4 turbo a gasolina foi retrabalhado para ter sua potência elevada de 122 cv para 125 cv - ou seja, com 3 cv a mais - mantendo o torque de 20,4 kgfm disponível entre 1.400 e 4.000 rpm. Com câmbio automatizado S-tronic de sete marchas e dupla embreagem, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, contra 9 segundos do modelo anterior, com velocidade máxima elevada de 203 km/h para 204 km/h.
Já o propulsor 1.8 turbo a gasolina é novidade, chegando à linha A1 para substituir o antigo 1.4 TFSI de 185 cv na configuração topo de linha. Com injeção direta e indireta de combustível, dependendo da demanda, o 1.8 desenvolve 192 cv e 25,5 kgfm de torque entre 1.250 e 5.300 rpm, também atuando em conjunto com a transmissão S Tronic de sete marchas e dupla embreagem. Segundo a fabricante, o novo A1 1.8 vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chega à máxima de 234 km/h - antes os números eram sete segundos e 227 km/h, respectivamente, com o 1.4 mais potente.
Mais do A1
O hatch compacto premium A1 é oferecido atualmente apenas na configuração Sportback, de quatro portas. Disponível em duas versões de acabamento, ele mede 3,97 metros de comprimento, 1,7 metro de largura, 1,4 metro de altura e 2,5 metros de entre-eixos. Com a reestilização lançada na linha 2016, o hatch ficou dois centímetros mais longo. A capacidade do porta-malas é de 270 litros.
Desde a versão de entrada ele traz ar-condicionado, computador de bordo, alarme, airbags laterais, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, faróis bixenônio com luzes diurnas de LED e rádio. Na linha 2016, essa versão incorporou ainda conexão Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido de couro com comandos de áudio, apoio de braço dianteiro e novas rodas de liga leve aro 16. Outra inovação é a incorporação do sistema com modos de condução Audi Drive Select como item de série na versão Ambition 1.8, permitindo alterar os parâmetros do motor e do câmbio. São três modos: Auto, Eficiência e Dinâmico.
O hatch é oferecido também em uma série limitada a 50 unidades batizada A1 Sport, com quatro portas, baseada na configuração básica Attraction. As mudanças incluem um pacote visual esportivo com rodas de liga leve de 17 polegadas com design exclusivo, retrovisores externos e detalhe sob as lanternas na tampa do porta-malas com pintura cinza platinada, spoiler dianteiro e saias laterais com aplicação de alumínio e extensões traseira e dianteira do arco da roda.
Passado
O Audi A1, apresentado no Salão de Genebra (Suíça) em março de 2010, desembarcou no mercado brasileiro em 2011. O caçula da família, fabricado em Bruxelas, na Bélgica, desde 2010, deverá passar a ser feito na fábrica da Seat na Espanha a partir de 2018. Hoje, é oferecido apenas com quatro portas, sendo que a versão Sport de duas portas foi vendida no Brasil entre 2012 e 2014. A reestilização apresentada na Europa no final de 2014 chegou ao País no início de 2016.