Sobre Volkswagen Up!
Linha 2017
Na linha 2017, o compacto up! passa a trazer rodas de 14 polegadas com pneus de baixa resistência ao rolamento desde a versão de entrada take up!. Foi realizada apenas mais uma mudança, que é a inclusão de adesivos nas portas dianteiras nas configurações move up! e high up!.
Outra novidade é a série especial Run, baseada na versão move up! com carroceria de quatro portas e oferecida com transmissão manual ou automatizada I-Motion de cindo marchas. Por fora, o up! Run se diferencia pelos adesivos laterais, pelos espelhos retrovisores em preto, pelos faróis e lanternas de neblina e pelas rodas de liga leve aro 15” na cor cinza escurecido. Já o interior recebe painel com apliques em preto, colunas e teto revestidos na cor preta, tapetes de carpete, alavanca de câmbio, freio de estacionamento e volante revestidos de couro, e bancos com revestimento exclusivo com a nomenclatura da versão.
Por baixo do capô
O up! possui motor 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas que desenvolve 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina nas versões aspiradas. Os números de torque são 10,4 kgfm e 9,7 kgfm, respectivamente. O propulsor, feito inteiramente de alumínio, conta com comando variável das válvulas na admissão e dispensa o tanque auxiliar de partida a frio. O up! traz câmbio manual de cinco marchas e, a partir da versão move up!, pode ser equipado com transmissão automatizada I-Motion de cinco velocidades.
Há ainda as versões TSI que trazem motor 1.0 flex completamente modificado para incluir o turbo. Com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variável (na admissão e no escape) e turbo compressor com intercooler, o TSI é capaz de render 101 cv de potência com gasolina e 105 cv com etanol, com torque máximo de 16,8 kgfm com ambos os combustíveis. Nessas configurações, a transmissão é sempre manual de cinco marchas.
Mais do up!
Principal novidade da Volkswagen em 2014, o up! é oferecido atualmente nas versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!, além da aventureira cross up! e da série especial speed up!. A cross up! se diferencia somente por detalhes visuais que ajudam a criar um apelo mais robusto. Fabricado em Taubaté (SP), o compacto pode ser adquirido com quatro ou duas portas, sendo esta última opção oferecida apenas na versão de entrada take up!. As opções TSI se diferenciam das demais por trazer tampa do porta-malas pintada na cor preta com o emblema TSI e para-choque dianteiro com 4 cm a mais no comprimento - necessário para acomodar os novos componentes mecânicos do turbo. Ele obteve nota máxima em crash-tests realizados pelo Latin NCAP, instituto que avalia a segurança dos modelos oferecidos na América Latina, e possui a melhor nota do Índice de Reparabilidade que avalia o custo das peças em caso de colisão.
Passado
Na Europa, o up! substituiu o Fox brasileiro que era exportado para lá e é uma opção de veículo urbano e acessível. Para ser vendido no Brasil, foi alongado para ter porta-malas maior e, nos modelos de quatro portas, recebeu janelas de abertura convencional, uma vez que o up! europeu traz apenas vidros basculantes para os passageiros de trás. O tampão traseiro, inteiro de vidro no Velho Continente, é feito em chapa convencional no Brasil para dificultar furtos e diminuir o custo de reparabilidade. Em julho de 2015, o compacto ganhou sete novas versões equipadas com motor 1.0 turbo, chamadas TSI, tornando o up! pioneiro nessa tecnologia no País.