Sobre Volkswagen Tiguan
Sob o capô
Por aqui, o Tiguan – seu nome é a mistura de tigre com iguana – está disponível em uma única versão, a 2.0 TSi. Com esse propulsor, o utilitário atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e torque de 28,5 kgfm a 1.800 rpm. Equipado com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e chega a 207 km/h de velocidade máxima.
Mais do Tiguan
O Park Assist II é um sistema opcional que tem a tarefa de auxiliar o motorista a estacionar em vagas paralelas e em 90°. A operação funciona da seguinte forma: quando o condutor encontra um lugar para parar junto à calçada, ele só precisa acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central, antes de passar pela vaga. Um sensor posicionado na lateral do para-choques dianteiro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do carro, enquanto o motorista posiciona o carro à frente, para iniciar a manobra. O espaço disponível é mostrado no display do quadro de instrumentos. Se a vaga tiver dimensões adequadas, basta acionar a ré e tirar as mãos do volante. A partir daí, o único trabalho do motorista é controlar a velocidade de manobra pelo pedal do freio, enquanto o Park Assist se encarrega de virar o volante na direção e na medida exatas para acomodar o carro.
Passado
Depois do Touareg, a Volkswagen definitivamente marcou sua presença no segmento dos utilitários esportivos com o Tiguan. Lançado no Brasil no primeiro semestre de 2009, o veículo é produzido na fábrica da Volkswagen de Wolfsburg, na Alemanha.