Sobre Volkswagen Fox
Linha 2016
A linha 2016 do Volkswagen Fox recebeu mudanças nos pacotes de opcionais e aposentou o motor 1.0 flex de quatro cilindros, que deu lugar ao mesmo propulsor de três clindros que já equipava a versão Bluemotion na linha 2015. Além disso, o hatch ganhou um novo sistema de multimídia capaz de espelhar smartphones.
Por baixo do capô
O hatch pode vir equipado com motor 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas que desenvolve 82 cv de potência com etanol e 75 cv com gasolina. Com esse propulsor, o câmbio é sempre manual de cinco marchas. Há ainda o motor 1.6 8V que rende 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, acompanhado da transmissão manual ou da automatizada I-Motion de cinco velocidades. Por fim, as configurações Highline e Pepper contam com motor 1.6 16V que desenvolve 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol. Nesses casos, a transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada I-Motion.
Mais do Fox
O Fox mede 3,86 metros de comprimento e 2,46 metros de distância entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 270 litros, podendo chegar a 1.016 litros com os bancos rebatidos. Desde a versão de entrada, o hatch vem de série com direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e rodas aro 15. A configuração topo de linha acrescenta equipamentos como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de tração e pedaleiras esportivas de alumínio.
O Fox conta ainda com uma versão com apelo esportivo chamada Pepper, que se diferencia pela grade do motor em formato de colmeia com detalhes vermelhos e pelos apliques na carroceria. O interior recebe detalhes exclusivos na cor vermelha. Há também uma configuração mais aventureira, a Track, com rack de teto, acabamento preto nas molduras inferiores, nas caixas de rodas, nas maçanetas e nos retrovisores, grade dianteira com friso pintado de branco, faróis escurecidos e para-choques com faróis de neblina.
Passado
Lançado no Brasil em 2003, o Volkswagen Fox revolucionou o segmento dos compactos no País. Pequeno por fora e com ampla versatilidade interna, ele se tornou um dos carros preferidos dos brasileiros. Em 2005, o hatch ganhou a derivação aventureira CrossFox e, em 2009, veio a primeira reestilização. Em 2014, o Fox estreou a motorização 1.0 de três cilindros da Volkswagen na versão Bluemotion, motor que é compartilhado com o compacto up!. Para o modelo 2015, o Fox mudou o visual, ganhou uma opção de motor mais potente, novo câmbio manual de seis marchas e mais equipamentos de série.