Sobre Toyota Prius
Por baixo do capô
O sistema híbrido do Prius funciona da seguinte forma: a energia derivada da desaceleração do carro é aproveitada para "abastecer" o motor elétrico. O motorista pode escolher entre diferentes formas de condução: normal (o próprio carro decide qual dos dois sistemas vai usar de acordo com a situação), totalmente elétrica ou com foco no desempenho. O conjunto formado por um bloco 1.8 16V a gasolina (de 99 cv) e outro elétrico (de 82 cv) totaliza 134 cv de potência. A transmissão é automática do tipo CVT (continuamente variável).
Mais do Prius
Com desenho arrojado, o híbrido Prius está atualmente em sua terceira geração. Ele mede 4,48 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,51 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Ele pesa 1.415 kg e seu porta-malas tem capacidade para 445 litros. Segundo dados do Inmetro, o consumo médio do carro é de 15,7 km/l na cidade e de 14,3 km/l na estrada - ele é maior em uso rodoviário por utilizar mais o motor a combusão, enquanto na cidade é possível rodar a maior parte do tempo apenas com o propulsor elétrico.
Passado
O híbrido Toyota Prius desembarcou no Brasil em janeiro de 2013. O Prius, lançado no Japão em 1997, foi o primeiro modelo de veículo com este tipo de motorização a ser produzido em série. Em 2008, as vendas do Prius atingiram 1 milhão de unidades, o que fez dele um ícone entre os carros verdes.