Sobre Toyota Etios Sedan
Linha 2018
A nova frente que fez sucesso na versão topo de linha Platinum passa a ser vista em todas as configurações do Etios Sedan na linha 2018. Os destaques são a grade frontal e o para-choque, mais robustos. A versão intermediária XLS recebeu ainda saias laterais antes disponíveis apenas na Platinum - que por sua vez ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete. Além disso, saiu do catálogo a opção XLS com câmbio manual.
Por baixo do capô
Todas as versões do Etios Sedan são equipadas com motor 1.5 flex. E com o novo comando de válvulas, a potência do motor cresceu. O propulsor teve um ganho de 11 cv em relação ao modelo anterior, entregando agora 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina, enquanto os valores respectivos de torque são 14,4 kgfm e 14 kgfm. Há opções de transmissão manual de seis marchas - substitui a antiga de cinco velocidades - e automática de quatro velocidades. A partir da linha 2018 somente as versões X e XS contam com as duas opções.
Mais do Etios Sedan
Com carroceria sedã, o Etios mede 4,3 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,55 m de entre-eixos com porta-malas de 562 litros. Equipado apenas com motor 1.5, o sedã pesa 970 kg. Ele é oferecido em quatro versões de acabamento.
A versão de entrada X já vem equipada com computador de bordo, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas e rodas de 14 polegadas com calotas. A XS acrescenta som com Bluetooth e USB, controlador de velocidade (apenas na versão automática), volante multifuncional, descansa-braços para o motorista (somente na versão automática) e função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.
Passado
O Etios é o primeiro modelo compacto da marca de origem japonesa no mercado brasileiro. Fabricado na planta de Sorocaba (SP), o Etios foi criado para servir países emergentes, como Índia e Brasil, e gerar volume de venda para a fabricante. No modelo 2015, ele recebeu uma pequena repaginada no painel, principal fonte de reclamações dos consumidores.
Em abril de 2016, o modelo ganhou alterações mais profundas, com mudanças no motor, inclusão de câmbio automático e painel digital. No mesmo ano veio um novo desenho frontal presente na versão topo de linha Platinum. Para a linha 2018, lançada em janeiro de 2017, essa frente passou a ser incorporada nas demais versões do sedã.