Sobre Toyota Etios Hatch
Linha 2017
Sem grandes alterações visuais, o modelo mudou sob o capô. Entre as principais alterações estão a introdução de câmbios manuais de seis velocidades e automáticos de quatro velocidades para todas as versões, além de os propulsores, tanto 1.3 quanto 1.5, ganharem comando duplo variável de válvulas, elevando a potência e o torque. O painel também mudou. Ele continua em posição central, mas agora o velocímetro é digital, facilitando a leitura dos instrumentos.
Além disso, a versão topo de linha Platinum agora exibe visual exclusivo, diferente das outras versões. Esse mesmo novo desenho frontal aparece na série especial Ready, baseada na versão XS 1.5 com câmbio automático. Ela traz como extras bolsa organizadora do porta-malas, suporte de bolsas, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia do Etios Platinum e adesivo na coluna C que identifica a série especial.
Por baixo do capô
Com o novo comando de válvulas, a potência dos motores cresceu. O 1.3 flex agora entrega 98 cv com etanol e 88 cv com gasolina, um ganho de 8 cv sobre o anterior. O torque é de 12,8 kgfm e 12,3 kgfm, respectivamente. Já o 1.5 teve um ganho de 11 cv. Ele entrega agora 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina, enquanto os valores respectivos de torque são 14,4 kgfm e 14 kgfm. Para ambos os propulsores, há opções de transmissão manual de seis marchas - substitui a antiga de cinco velocidades - e a inédita automática de quatro marchas. A Platinum é a única vendida apenas com a transmissão automática.
Mais do Etios Hatch
O hatch é oferecido em cinco versões, incluindo a Cross, que exibe visual com apelo mais aventureiro. Ela se diferencia pela grade frontal estilo quebra-mato, pelo para-choque mais largo, pelos faróis com máscara negra, pelos retrovisores com luzes de seta integradas, pelas rodas de liga leve com acabamento preto e pelas barras no teto - que levam até 50 kg de carga. As medidas do compacto permanecem com poucas mudanças na linha 2017. O hatch tem 3,8 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,46 m de entre-eixos com porta-malas de 270 litros. Já a versão aventureira Cross tem comprimento de 3,9 m. O peso é de 955 kg para os carros equipados com motor 1.3, 965 kg para os 1.5 e 970 kg para o Cross.
A topo de linha Platinum agora exibe um desenho exclusivo para se diferenciar das demais, com para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, nova grade frontal na cor do veículo, faróis e lanternas com máscara negra, novas rodas de liga leve de 15 polegadas, saias laterais, acabamento preto na coluna central, bancos revestidos de couro e, no sedã, aerofólio traseiro.
Passado
O Etios é o primeiro modelo compacto da marca de origem japonesa no mercado brasileiro. Fabricado na planta de Sorocaba (SP), o Etios foi criado para servir países emergentes, como Índia e Brasil, e gerar volume de venda para a fabricante. No modelo 2015, ele recebeu uma pequena repaginada no painel, principal fonte de reclamações dos consumidores. Em abril de 2016, o modelo ganhou alterações mais profundas, com mudanças no motor, inclusão de câmbio automático e painel digital. No mesmo ano veio um novo desenho frontal presente na versão topo de linha Platinum e na série especial Ready.