Sobre Renault Sandero Stepway
Linha 2018
O Stepway perde o nome Sandero para se distanciar do hatch e ganha uma nova versão de entrada, chamada Expression. A configuração que já era oferecida passa a ser batizada de Dynamique. Em relação a esta, a novata Expression perde a central multimídia Media NAV, o piloto automático, os retrovisores elétricos e as rodas de liga leve, substituídas por calotas. O conjunto mecânico é o mesmo, mas sem o câmbio Easy’R.
Por baixo do capô
O aventureiro Sandero Stepway agora é equipado com motor 1.6 16V flex que rende 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina, ambos a 5.500 rpm. O torque é de 16 kgfm a 4.000 rpm com qualquer um dos combustíveis. Esse propulsor conta com comando de válvulas variável apenas na admissão e ainda possui o tanquinho auxiliar de partida a frio. A transmissão pode ser manual ou automatizada Easy'R, ambas de cinco velocidades.
Mais do Sandero Stepway
Derivado da plataforma do Dacia Logan (marca romena subsidiária da Renault) europeu, o Sandero tem a mesma proposta do sedã: entregar espaço de carro médio a preço de compacto. Dando suporte a isso, o carro mede 4,1 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,6 m de altura e tem 2,6 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 320 litros. As medidas são as mesmas no aventureiro Stepway e nas versões convecionais. Ele se diferencia por alguns itens exclusivos, como detalhes na carroceria em preto, rodas e suspensão elevada em quatro centímetros.
Os equipamentos de série incluem sistema de som com tela colorida sensível ao toque, GPS, USB e Bluetooth, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, volante revestido de couro com regulagem de altura e comandos de áudio numa alavanca, computador de bordo, porta-luvas com iluminação, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 16, alarme e faróis de neblina. Com o câmbio Easy'R, acrescenta controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.
Passado
Primeiro carro mundial da Renault produzido fora da Europa, o Sandero, derivado da mesma plataforma do Logan, foi desenvolvido em conjunto por técnicos franceses e pelo Centro de Engenharia América, situado em São José dos Pinhais (PR). Foi lançado no Brasil no final de 2007.
Já a versão Stepway chegou ao mercado brasileiro em 2008, época em que os aventureiros ainda eram escassos – até então só existia também a perua Fiat Palio Weekend Adventure. Para o modelo 2015, ele recebeu uma nova geração com uma profunda mudança visual - segundo a Renault, cerca de 80% do carro é novo. Em dezembro de 2016, o aventureiro passou a ser oferecido com o novo motor da família SCe. No ano seguinte, ele perdeu o nome Sandero, mas ganhou uma nova versão de entrada.