O motor Sigma atinge 115 cv de potência com álcool a 5.500 rpm. A força máxima de 16,3 kgfm com o mesmo combustível é levemente maior que a do C4 (15,8 kgfm a 4.000 rotações). Em conjunto com o câmbio de cinco velocidades com engates precisos (com relações mais curtas nas primeiras marchas) e melhor estabilidade (auxiliado pelo sistema CDC de frenagens nas curvas), o carro é mais agradável de dirigir e transmite mais segurança ao realizar manobras em velocidades mais altas.
O C4 não fica atrás em performance, mas a suspensão macia demais faz os passageiros “dançarem” ao passar por irregularidades do asfalto. O motor, com potência de até 113 cv com álcool, se desenvolve melhor quando vê uma via livre pela frente, apesar de se tornar levemente ruidoso após passar os 100 km/h.
Veredicto de Anelisa Lopes – melhor performance e mais prazer para dirigir fazem do Focus a melhor alternativa. O Citroën tem seu mérito no acabamento primoroso e nas facilidades a bordo oferecidas, mas o câmbio com engates imprecisos, além do desempenho a desejar em rotações mais baixas, cansa o condutor que trafega pelo trânsito diariamente. O Ford vale a pena também pela disponibilidade de revendas no País e pela garantia: são três anos contra um do C4.