Nissan Livina, que levou a melhor no comparativo
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Renault Symbol, segundo colocado
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Volkswagen Spacefox ficou em último, na opinião de Adriana
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Traseira 'quadrada' do Livina ficou devendo em termos de design, segundo Adriana
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Symbol consegue disfarçar bem os 506 litros de seu porta-malas
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Traseira da Spacefox caiu no gosto da gerente de RH
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'Como é grande'. De fato, o porta-malas do Symbol se destaca na traseira
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Volkswagen Spacefox conta com banco traseiro sobre trilhos, que aumenta o espaço no porta-malas
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Adriana e o Symbol testado: 'Muito confortável, mas não tem tanto espaço'
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Adriana e o Spacefox
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Acabamento simples demais pesou contra o modelo da VW
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A bordo do carro, a mãe parecia encantada até a hora de trancar as portas. Sem contar com o fechamento por controle remoto (disponível apenas nas versões 1.6 SL e 1.8 SL), é preciso um certo malabarismo para trancá-lo, apesar de as quatro portas terem acionamento elétrico e travamento central. A falta da trava por controle remoto é importante na opinião de Adriana: Uma mãe não pode perder tempo para trancar o carro. Até fechar as portas, os filhos já saíram correndo.
Teste drive 2: sedã
Modelo: Renault Symbol
Entre-eixos: 2,47 metros
Porta-malas: 506 litros
Os sedãs foram representados pelo Renault Symbol, avaliado na versão Privilége, com preço sugerido de R$ 44.490. Nesta configuração, o carro entrega direção hidráulica, ar-condicionado digital, trio elétrico e duplo airbag frontal. Além disso, à favor de Adriana, conta com controle remoto na chave.
No primeiro contato com o Symbol, Adriana foi apresentada aos 506 litros de capacidade do porta-malas e se surpreendeu: Como é grande!. Quando ela teve seus filhos, ela possuía um Fiat Palio e, na hora de comprar os carrinhos de bebê, um pra cada filho, precisou optar pelos que cabiam no porta-malas, não necessariamente os que queria adquirir.
Outro item do Symbol que agradou à Adriana, com seu 1,52 metro de altura, foi a regulagem do banco. Com a altura ajustada, o carro proveu uma boa visibilidade e o motor 1.6 16v flex de 115 cv (a) e 110 cv (g) deu conta nas ladeiras. Assim como o Livina, o Symbol é um carro confortável e fácil de dirigir, segundo a mãe.
O carro é bonito, diz Adriana. Porém ela não é fã de sedãs: Não é minha preferência. O pouco espaço para quem vai atrás pesa nesse tipo de carro, principalmente os que são derivados de compactos. Nesse caso, o argentino Symbol é feito sobre a plataforma do Clio sedã que, por sua vez, é derivado do Clio hatch.
Teste drive 3: perua
Modelo: Volkswagen SpaceFox
Entre-eixos: 2,46 metros
Porta-malas: 430 litros
Por muito tempo, as peruas eram as melhores opções para quem precisava carregar a família, mas, hoje, esse tipo de carro está ameaçado pelos monovolumes. Para provar que ainda há esperança para o segmento, Adriana rodou no Volkswagen Spacefox Sportline. O modelo custa R$ 50.380 e é equipado com um motor 1.6 8v flex de 101 cv (g) e 103 (g). Os itens de série incluem ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico.
No geral, Adriana gostou do carro: O volante é molinho. É gostoso de dirigir, relata. O design, principalmente da traseira, foi elogiado. Outro fato bem avaliado pela mãe foi a quantidade de porta-trecos, como o que há embaixo do banco de motorista. Já o traseiro, que desliza sobre trilhos, é útil para quem tem filhos pequenos: Você pode trazer a cadeirinha para mais perto, dá até para colocar a chupeta na boca do nenê, avalia. A principal decepção foi com o acabamento, muito simples e que abusa de plásticos. Perto dos outros carros testados, o Spacefox ficou devendo, e muito: Parece o Gol de dez anos atrás, diz. Cabe aqui uma explicação: o modelo ao qual Adriana se refere é um VW Gol CL 1998, com o acabamento mais básico. O carro pertence à mãe dela e a gerente o utiliza no dia do rodízio do seu carro.
Veredicto da mãe
Primeiro lugar: Nissan Livina
Apesar do senão das travas, o Livina foi o escolhido da gerente de RH. É maior, mais confortável e bonito por dentro.
Segundo lugar: Renault Symbol
Bonito, confortável, porta-malas espaçoso, mas sem muita folga no banco traseiro. O Symbol é muito confortável, mas não tem tanto espaço.
Terceiro lugar: VW SpaceFox
Apesar de prático e espaçoso, o acabamento pesou contra o Spacefox, que termina no último posto: O acabamento é muito simples e chega a ser grosseiro.