25/03/2009 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros
O conjunto crise mais preocupação com a dependência do petróleo tem levado os norte-americanos para segmentos menores, com veículos que consomem menos combustível e emitem níveis mais baixos de poluentes. Foi-se o tempo em que estar na moda, nas terras do tio Sam, era ostentar um SUV grandalhão na garagem. Até o pessoal de Hollywood, muitos deles ditadores de tendências, tem se rendido nos últimos anos aos carros elétricos, em uma tentativa de se tornar politicamente correto.
Enquanto na América do Norte o interesse para a compra de veículos tem se invertido, abaixo dos trópicos, o segmento de utilitários esportivos e crossovers de grandes dimensões caíram no gosto do brasileiro e ainda tem rendido bons resultados a marcas com saldos negativos nos EUA. A Dodge, pertencente à Chrysler, pode se incluir neste grupo. E o motivo de sucesso da empresa tem nome no Brasil: Journey.
Batizado de crossover (mistura de dois ou mais segmentos durante a concepção do carro), o Journey já passou o Hyundai Vera Cruz e o Kia Sorento em vendas, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Começou com 108 unidades em agosto do ano passado, quando foi lançado no mercado nacional, saltou para 349 modelos em dezembro e estacionou em 107
Apesar de apresentar linhas discretas e elegantes, o Journey abusa da robustez. Apesar disso, não é um carro complicado para se manobrar na cidade, habitat para o qual foi desenvolvido. No interior, preza a discrição e a funcionalidade: luz verde nos mostradores, comandos com disposição simples e grandes, mas funcionais, além de bancos que podem ser rebatidos individualmente. O ar-condicionado, no entanto, poderia estar no lugar do rádio, localizado na parte mais baixa do console.
Por baixo do capô
O trem de força que move o Journey é um V6 de
O bloco de
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