Sobre Mercedes-Benz Classe A
Linha 2016
A reestilização do Classe A, que chega como linha 2016, ganhou leves mudanças visuais e 21 cv a mais de potência na versão esportiva topo de linha A 45 AMG. O facelift inclui grade frontal, faróis, para-choques e lanternas traseiras renovados, além de rodas com novo desenho. Por dentro, o novo Classe A traz uma central multimídia mais moderna com tela de oito polegadas e função de espelhamento da smartphones. O modelo recebeu ainda sistema com modos de condução, que altera parâmetros do carro como motor, câmbio, suspensão e direção. Os modos são: Comfort, Sport, Eco e Individual. Este último permite ao condutor alterar cada uma dessas características conforme a sua preferência.
Por baixo do capô
A versão A 200 é equipada com motor de 1.6 turbo flex - bicombustível desde 2015 - rendendo 156 cv de potência com ambos os combustíveis. A transmissão é automatizada de sete marchas e dupla embreagem, com opção de trocas manuais por meio das borboletas atrás do volante. Já a configuração A 250 - introduzida na linha 2014 - possui motor 2.0 turbo a gasolina de 211 cv e o mesmo câmbio automatizado.
Mais do Classe A
Na linha 2016, o hatch ganhou uma nova central multimídia com função de espelhamento da tela de smartphones, sendo um dos primeiros veículos da Mercedes-Benz a contar com esse sistema. Contudo, ele é compatível somente com IOS via Apple CarPlay. Entre os itens de série, o Classe A traz de fábrica, desde a versão básica, sete airbags, freios ABS, direção elétrica, ar-condicionado digital, sistema de monitoramente de atenção do motorista e de pressão dos pneus, piloto automático, bancos com formato de concha, sistema start & stop, que desliga automaticamente o motor quando o carro está parado, entre outros.
Passado
Lançado na década de 1990 na Europa e alguns anos mais tarde no Brasil, o Mercedes-Benz Classe A surgiu no mercado como um monovolume e como uma boa proposta para quem desejava um carro familiar premium. O modelo, que chegou a ser fabricado em Juiz de Fora (MG), tinha entre as mães seu principal perfil de comprador. Em 2012, no entanto, a Mercedes-Benz, reformulou o modelo. A partir de então, ele passou a concorrer diretamente no mercado de hatches premiuns, do qual fazem parte Audi A3 e BMW Série 1. O Classe A ganhou motorização flex em meados de 2015. A reestilização, apresentada no Salão de Frankfurt em setembro de 2015, chegou ao Brasil somente no início de 2016, vindo importada da Alemanha.