Sobre Hyundai HB20X
Linha 2018
Sem alterações visuais ou mecânicas, o hatch aventureiro recebeu a central multimídia com tela sensível ao toque blueMedia de série na versão Premium. Nas demais, o item passa a ser opcional.
Por baixo do capô
A motorização do HB20X é 1.6 16V flex de quatro cilindros com comando variável, capaz de render 122 cv com gasolina e 128 cv com etanol. O câmbio agora pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas. Segundo a fabricante, O aventureiro teve seu desempenho melhorado, atingindo a velocidade máxima de 183 km/h nas versões manuais (era 181 km/h) e de 185 km/h nas configurações automáticas (era de 174 km/h). Já o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido em 9,8 segundos com o câmbio manual e reduzido de 11,5 segundos para 11,2 segundos com o automático - todos os dados com etanol.
Mais do HB20X
O HB20X mede 3,94 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,55 m de altura e 2,50 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 300 litros. No modelo 2016, a adoção de novas rodas deixaram o aventureiro com 41 mm a mais de vão livre do solo quando comparado ao hatch de quem é derivado. A altura do veículo e a posição de dirigir também aumentaram 10 mm.
O modelo traz de série, desde a versão de entrada, ar-condicionado, trio elétrico (nas quatro portas), chave canivete, sistema isofix para cadeiras infantis, computador de bordo, volante e banco do motorista com regulagens de altura e profundidade, alarme e rádio com comandos no volante. No modelo 2016, ela ganhou ainda direção elétrica, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina e vidros elétricos com função um toque. Já a configuração topo de linha Premium recebeu como novidades ar-condicionado digital, airbags laterais e retrovisores com rebatimento elétrico. Para essa versão, também passa a ser oferecida como opcional a central multimídia blueMedia que permite o espelhamento da tela do celular.
Passado
Primeiro modelo da Hyundai a ser fabricado no Brasil, o HB20 estreou no mercado brasileiro em 2012 para brigar no segmento de carros compactos. A fábrica de Piracicaba (SP) recebeu investimentos da matriz sul-coreana da Hyundai para ter capacidade produtiva de até 90 mil unidades do modelo por ano. Um ano mais tarde, foi a vez de a versão aventureira chegar às lojas. O HB20 reestilizado foi lançado em setembro de 2015 e, um mês depois, foi apresentado o facelift no HB20X.