Sobre Hyundai HB20
Linha 2016
Para o modelo 2016, o hatch HB20 ganhou mudanças visuais e câmbio de seis marchas nas versões 1.6 (manual e automático). Por fora, foram modificados os para-choques, os faróis, as lanternas traseiras e as rodas. As novas lanternas estão disponíveis a partir da configuração intermediária, enquanto os faróis redesenhados com projetores e luzes de LED só vêm de série na topo de linha. Contudo, a principal mudança está na grade dianteira, que passa a ser hexagonal adotando a identidade visual dos outros modelos da marca em todo o mundo. Há ainda a introdução da configuração R spec, que oferece um estilo mais esportivo por dentro e por fora.
Sob o capô
A motorização do HB20 pode ser 1.0 ou 1.6, ambas flex. O motor menor possui três cilindros e 12 válvulas, capaz de render 75 cv (gasolina) e 80 cv (etanol), sendo sempre acompanhado de câmbio manual de cinco marchas. Já o motor maior 1.6 16V de quatro cilindros desenvolve 122 cv (gasolina) e 128 cv (etanol), trazendo transmissão de seis velocidades na linha 2016, tanto no manual quanto no automático - isso aposenta o câmbio automático anterior de apenas quatro marchas. Segundo a Hyundai, os motores sofreram melhorias para reduzir o consumo, de modo que o 1.6 está até 6,5% mais econômico e o 1.0 agora bebe até 6% menos.
Mais do HB20
O HB20 com carroceria hatch mede 3,9 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,4 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Seu porta-malas é capaz de levar 300 litros. Na linha 2016, o hatch ganhou uma nova central multimídia (opcional) que permite o espelhamento da tela de smartphones e é compatível com Car Link (para Android) e Apple CarPlay (para IOS) - este último estará disponível somente a partir de 2016.
Entre os itens de série, a versão de entrada Comfort 1.0 passa a trazer na linha 2016 travas e vidros dianteiros elétricos com função um toque para o motorista. Ela já oferecia ar-condicionado, direção hidráulica, sistema isofix para cadeiras infantis, rádio com comandos no volante, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.
Com apelo esportivo só no visual, o HB20 R spec exibe grade frontal em preto brilhante com desenho exclusivo e emblema alusivo à versão, rodas de liga leve aro 15 diamantadas, pinças de freio em vermelho, ponteira de escapamento cromada, para-choque traseiro mais arrojado e antena tipo barbatana. Há ainda uma nova opção de cor Vermelho Chilli. Já o interior ganhou detalhes em vermelho nos bancos, nas saídas de ar laterais, nas costuras do volante, na alavanca de câmbio e no rádio. Para completar, há pedaleiras de alumínio e bordado com o nome da versão no banco traseiro. O quadro de instrumentos também muda em relação às versões convencionais, com disposição dos mostradores, iluminação e tela de LCD novos.
Passado
Primeiro modelo da Hyundai a ser fabricado no Brasil, o HB20 estreou no mercado nacional em 2012. Ele é feito na planta de Piracicaba (SP) junto com o aventureiro HB20X e o sedã HB20S. Sucesso de vendas quando foi lançado, o hatch enfrentou filas de espera de até quatro meses quando chegou ao mercado. Em 2015, o HB20 recebeu sua primeira reestilização em três anos e, no ano seguinte, passou a ser vendido também na configuração R spec.