Sobre Fiat Weekend
"Pioneira no segmento, com maioridade completa no mercado de peruas compactas, a Fiat Weekend ganhou sua versão aventureira em 2008. Desde, então, sobrevive no mercado à frente das duas únicas rivais, ambas da Volkswagen: SpaceFox e Space Cross" - iCarros
Conhecendo a Fiat Weekend
A Fiat Weekend foi a primeira perua a ganhar uma versão aventureira no Brasil, inaugurando esse segmento "cross". Nascida a partir do hatch Palio, ela foi lançada no País em 1997, passando a ser vendida na opção Adventure em 2008. Por muitos anos ela dominou seu segmento no mercado brasileiro, então chamada de Palio Weekend. O primeiro nome foi abandonado apenas a partir da linha 2015, quando a perua passou a se chamar somente Weekend. Além de ser uma opção mais em conta para quem é fã do segmento, a Weekend é direcionada a quem precisa de um pouco mais de espaço no porta-malas, que é de 460 litros, e não curte sedãs nem quer investir em um utilitário esportivo. São três versões disponíveis, com motor 1.4, 1.6 ou 1.8, mas sempre com tração dianteira mesmo na configuração com apelo off-road. Os preços variam entre R$ 52.420 e R$ 66.410 (compare as
versões da Fiat Weekend).
Carroceria e dimensões
A Fiat Weekend possui um desenho mais conservador, resultado de seu projeto antigo. Ela não sofre mudanças significativas no visual desde 2012, quando recebeu o último facelift. Mas isso não é problema para os seus consumidores, que buscam um carro espaçoso antes de pensar na beleza. Confira as fotos e vídeos da Fiat Weekend.
Para oferecer tanto espaço interno e um porta-malas invejável para qualquer pai, a Weekend tem 4,25 metros de comprimento, 1,63 metro de largura, 1,51 metro de altura e 2,43 metros de entre-eixos. A versão intermediária Trekking muda a largura, que é de 1,65 m, a altura, de 1,58 m, e o entre-eixos, de 2,46 m. Já a topo de linha Adventure 4,31 m, 1,72 m, 1,64 m e 2,46 m, nessa ordem. O bagageiro leva 460 litros em todas as configurações. Atrás, três adultos se acomodam bem.
Dimensões:
Pioneira entre as configurações com apelo aventureiro, a Weekend Adventure passa vir de série na linha 2016 com sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros com sistema "one touch" e antiesmagamento, rádio com Bluetooth, comandos de voz e entradas auxiliar e USB, maçanetas na cor do veículo e apoia-braço para o motorista. Por dentro, ela se destaca pelos três mostrados no topo do painel: inclinômetros longitudinal e transversal e bússola. As demais versões não sofreram alterações de equipamentos na linha 2016.
O acabamento é simples, sóbrio até demais, mas bastante funcional, com comandos acessíveis e quadro de instrumentos de fácil visualização. A posição de dirigir também agrada, mas é mais baixa do que aquela vista nos utilitários esportivos e nos monovolumes, modelos também muito apreciados como carros familiares.
Motorização e câmbio
A Fiat Weekend é vendida em três versões, cada uma equipada com um motor diferente. A opção de entrada Attractive traz um 1.4 8V flex rende 85 cv com gasolina e 86 cv com etanol, com torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. Já o 1.6 16V flex da intermediária Trekking entrega 115 cv e 117 cv e torque de 16,2 kgfm e 16,8 kgfm a 4.500 rpm, respectivamente. Por fim, o propulsor 1.8 16V flex da Adventure desenvolve 130 cv e 132 cv de potência e 18,4 kgfm e 18,9 kgfm de torque a 4.500 rpm.
O câmbio de série é manual de cinco marchas para todas as configurações, embora a Adventure possa ser equipada opcionalmente com o automatizado Dualogic também de cinco velocidades. Só há opção de tração dianteira. A Adventure, contudo, oferece como opcional o sistema Locker de bloqueio do diferencial, que ajuda em situações fora de estrada em pisos com baixa aderência.
Dirigindo a versão Fiat Weekend Adventure
A configuração mais cara da linha Weekend vem ornamentada com moldura nas caixas de roda na cor preta, rack de teto, para-choque dianteiro e traseiro diferenciado, além de alguns itens exclusivos na cabine, como inclinômetro e bússula. Na vida real, os equipamentos têm apelo aventureiro apenas, já que a única diferença prática - que favorece a transposição de buracos e lombadas - em relação às outras versões fica por conta da altura, de 1,64 m contra 1,51 metro, respectivamente.
A versão Adventure é equipada com o conhecido 1.8 flex de 132 cv (etanol) com transmissão manual de cinco velocidades ou automatizada Dualogic. O motor responde bem quando o pé no acelerador demanda, mesmo com o carro ocupado com quatro passageiros. A alavanca do câmbio manual, no entanto, tem pouca precisão no engate.
De série, o modelo conta com direção hidráulica, farois de neblina, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, para-brisas degradé, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de som com MP3, bluetooth e entrada USB, sensor de estacionamento traseiro e trio elétrico.
Vantagens
- Comprimento: 4,25 m
- Largura: 1,63 m
- Entre-eixos: 2,43 m
- Veja a ficha técnica completa da Fiat Weekend
- Espaço interno e amplo porta-malas
- Visual mais robusto e maior altura do solo na versão Adventure
- Opção com câmbio automatizado
- Não há cinto de três pontos central no banco traseiro
- Lista de equipamentos de série é enxuta
- Não há central multimídia de série com tela sensível ao toque nem na versão topo de linha