Sobre Renault Master
Sobre o Renault Master
O Renault Master surgiu para o mundo em 1980, sendo produzido na França e comercializado em toda a Europa. A partir da segunda geração, criada em 1997, o modelo passou a ser fabricado também no Brasil, na unidade de São José dos Pinhais (PR). A fábrica localizada na região metropolitana de Curitiba produz atualmente a terceira geração do modelo.
Linha 2022
O modelo da Renault é comercializado em cinco versões distintas: Furgão, Chassi, Vitré, Minibus e Pro. Todos eles saem da fábrica equipados com um motor 2.3 litros turbodiesel de quatro cilindros em linha. Ele é capaz de gerar 130 cv de potência e um torque de 31,7 kgfm. A transmissão é manual de seis marchas e a tração é traseira.
Exceção feita a versão Minibus, mais pesada, que acelera de 0 a 100 km/h em 19,8 segundos, todas as outras fazem essa aceleração em 17,1 segundos.
Praticamente todas as cinco versões têm velocidade máxima de 145 km/h, exceção feita a Minibus, em que a velocidade máxima atingida é de 144 km/h. O consumo de toda a linha é de 10 km/l na cidade e 12 km/l em rodovias.
Por fora, o modelo passou a ter uma frente mais alta, os faróis são mais alongados. A grade frontal conta com filetes cromados, enquanto o para-choques aumentou de tamanho, ganhando em robustez.
Internamente, a cabine conta com espaço para o motorista e dois ocupantes, exceto pelo modelo Minibus, que tem capacidade para 16 pessoas. Há mudanças no painel em relação a linha de 2021, que recebeu informações sobre a temperatura do motor, relógio, indicador de marcha, sistema de controle de óleo. O motorista ainda conta com duas tomadas de 12 volts.
O Renault Master também é composto por airbags e freio a disco nas quatro rodas, com sistema ABS, que agora vem de série em todas as versões.
Como opcional, há o travamento automático das portas quando o veículo atinge 6 km/h. A lista de opcionais ainda conta com vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina.