Sobre Renault Master
O Renault Master, primeiro modelo da montadora francesa a ser produzido na Fábrica de Utilitários do Complexo Ayrton Senna, no Paraná, chegou ao mercado brasileiro em 2002. Inicialmente, o furgão era oferecido em duas configurações: L1H1 (com capacidade de carga de 8 m³) e L2H2 (de 10,8 m³). O L1H1 era equipado com motor de 2.8, diesel, aspirado e o L2H2 com propulsor 2.8 turbodiesel intercooler e injeção direta.
Bloco motriz
Atualmente, o Master pode ser encontrado nas opções Furgão (com capacidade de carga entre 8 m³ e 12,6 m³), Minibus (para 15 passageiros) e Chassi Cabine. O bloco motriz que equipa os três é o mesmo: 2.5 de 115 cv de potência a 3.500 rpm e 29,6 kgfm de torque a 1.600 rpm. A tração é dianteira e o câmbio é de manual de seis velocidades.
Suspensão
O sistema de suspensão utilizado no Master é do tipo triângulos sobrepostos com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos na dianteira. A traseira é eixo rígido com travessas longitudinais semielípticas de lâminas de ao e barra estabilizadoras (versões Furgão de 12,6 m³ e Chassi Cabine) e amortecedores hidráulicos telescópicos. Já os freios são a disco ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas rodas traseiras.