Ícone da Porsche, o 911 não apenas dita regras de design e de comportamento dentro da marca, mas também serve como vitrine tecnológica. Não à toa, a nova geração (batizada internamente de 992) traz importantíssimas inovações tecnológicas que deverão ser estendidas ao restante dos esportivos e SUVs da alemã. Exemplo disso é o sistema inteligente do câmbio que antecipa ou atrasa trocas de marchas por conta do trânsito à frente, mesmo que ainda não visível pelo motorista.
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Por isso, reunimos nessa reportagem os dez aparatos tecnológicos mais legais da nova geração do Porsche 911. Vale lembrar que o modelo já está confirmado para chegar ao Brasil em 2019, mas ainda sem data específica ou preços.
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Roda traseira esterçante
Apesar desse sistema não ser novidade dentro da Porsche, ele ainda está se espalhando entre os modelos esportivos no mundo. O novo 911 traz uma versão evoluída do sistema, que atua de maneiras diferentes de acordo com a velocidade. Até 50 km/h, a roda traseira vira no sentido oposto à dianteira, diminuindo o diâmetro de giro. Acima de 80 km/h, ela assume o mesmo sentido da dianteira para maior controle em curvas. Velocidades intermediárias a essas apresentam comportamento variado calculado diretamente pelo próprio 911.
Câmbio inteligente
Além de ter uma marcha a mais que antes (7 no 991 contra 8 no novo 992), a nova geração do câmbio PDK de dupla embreagem do 911 traz sistemas integrados à internet para antever trocas de marcha. Alguns exemplos: ao verificar uma curva à frente pelo mapa, ele pode reduzir a marcha antecipadamente ou em uma subida a troca de marcha pode ser antecipada ou atrasada de acordo com a distância ao cume. Em situações de trânsito, verificadas pelo mapa online, o 911 já antecipa a situação e seleciona a marcha mais adequada antes mesmo que o motorista veja os carros parados.
Google Maps
A nova central multimídia do 911, apesar de não ter Android Auto, é integrada a alguns sistemas do Google. A navegação, por exemplo, é toda feita com Google Maps. Assim, é possível ter dados atualizados de trânsito, verificar o relevo da região e obter imagens do Street View sobre a localização selecionada no mapa. A navegação é exatamente a mesma do aplicativo de celular, facilitando a vida do motorista.
Wet Mode
Um dos novos modos de condução do Porsche 911 2020 é o modo molhado, ou Wet Mode. Pré-ativado automaticamente ao detectar superfícies molhadas, o sistema altera respostas do acelerador, câmbio, direção, transmissão e dos controles de tração e estabilidade. Nesse modo, o 911 se mantém mais estável em superfícies escorregadias e até reduz levemente a potência para manter tudo sobre controle.
Lift Sistem
Nada mais chato do que raspar a dianteira do seu Porsche em garagens e ruas com calçadas altas, certo? Oferecido como opcional, o sistema eletro-hidráulico eleva a suspensão dianteira em 40 mm automaticamente para evitar que a dianteira raspe. Essa estratégia aumenta o ângulo de ataque do 911 e facilita manobras do dia-a-dia.
LED Matrix
Outro sistema oferecido como opcional e também já presente em carros de outras marcas, é o sistema de iluminação LED Matrix. Com ele, o 911 é capaz de varrer a área à frente e criar zonas sem iluminação especificamente onde um carro está circulando. Assim, é possível manter a luz alta ativa sem ofuscar carros no sentido oposto. Em relação às luzes de LED de série, o sistema Matrix tem maior área iluminada.
Detector de ciclista
Em perímetro urbano em velocidades de até 15 km/h, o novo Porsche 911 pode detectar a aproximação de um ciclista. Caso o motorista faça uma curva à direita e um ciclista está em direção ao local em que o Porsche passará, ele envia um sinal sonoro de alerta para que o motorista tome conhecimento da trajetória do ciclista. O sistema não freia ou desvia a trajetória automaticamente.
Preço do combustível
Por conta da integração com os mapas do Google e diversos parceiros na Europa, a central multimídia do 911 exibe os preços dos combustíveis diretamente na tela. Assim, é possível encontrar um posto com o tipo específico de gasolina que deseja ou com o preço mais baixo. Esse sistema pode não funcionar no Brasil, mas ainda não é confirmado.
Porsche Precision Track
Integrado ao smartphones por meio de um aplicativo, o Porsche Precision Track faz toda telemetria de voltas em circuito. A câmera dianteira faz imagens do trajeto, registra tempos de volta, aceleração, frenagem, trajeto e dá dicas de como o motorista poderá melhorar sua volta. Resultados anteriores são comparados por gráficos e ilustrações, mostrando pontos de frenagem e aceleração, além de porcentagem de tempo dirigidos no limite.
ACC com informações de tráfego
A nova geração do piloto automático adaptativo do Porsche 911 trabalha conectada à internet, assim como o câmbio PDK. Com isso, ele é capaz de antecipar mudanças de velocidade na via por conta de acidentes, trânsito ou radares. Automaticamente, o novo 911 pode diminuir a velocidade por conta de um congestionamento à frente ou por um acidente reportado.
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