No mundo dos transportes por aplicativos (como Uber e 99), a preferência quase unânime é por hatches compactos com motor 1.0 e preço reduzido. Chevrolet Onix Joy e Renault Sandero são os queridinhos. E é justamente esse público que levará à versão Zen 1.0 de R$ 49.990 do Sandero 2020 a responder por 50% das vendas, aposta a Renault.
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Em busca das cinco estrelas
Um dos grandes trunfos do Renault Sandero que agrada aos motoristas e passageiros do Uber é o espaço interno farto. Cinco viajam com conforto sem se esbarrarem. Ele carrega até 310 litros de bagagem no porta-malas, com dois nichos úteis nas laterais para colocar o macaco e a chave de roda sem deixá-los escondidos no estepe.
Na versão de entrada Zen, o ar-condicionado é item de série, só que quem sentar atrás terá de fazer malhação para abrir os vidros, que contam com manivelas para abertura. A versão ainda conta com central multimidia com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de ré, quatro airbags, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas também de LED.
Aqui o acabamento é mais simples que nas versões Intense do Sandero. Os bancos são forrados em tecido, assim como parte da porta. O volante não recebe couro também, mas mantém o elegante aplique em cromo fosco. Já o painel, traz acabamento preto brilhante para tentar ganhar elogios na hora de classificar o motorista.
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Os materiais empregados são simples, mas condizentes com a faixa de preço do novo Sandero. Novidade na linha 2020, o teto pintado de preto poderia parecer claustrofóbico, mas a grande área envidraçada contribui para que essa não seja a sensação.
Menos é mais
Focado na economia de combustível, o motor 1.0 três cilindros SCe de 80 cv e 10,5 kgfm de torque às vezes sente o peso do Sandero. Rende bem em ambientes urbanos e é frugal, mas a falta de força é sentida: será preciso reduzir algumas marchas para enfrentar ladeiras mais inclinadas, mesmo vindo embalado.
Ao menos, o câmbio manual de cinco marchas tem engates curtos e precisos, o que deixa o trabalho um pouco mais divertido. Já a direção eletro-hidráulica tem reações lentas e é mais pesada do que o necessário na hora da manobra. Rodando em velocidades mais altas ou na estrada, já entrega melhor performance.
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Na estrada, o Sandero se comporta de maneira adequada para um modelo com motor 1.0 aspirado. Para isso, ele mantém rotação alta por conta do câmbio com relações curtas. Sem tanto isolamento acústico por dentro, nessas horas o barulho do três cilindros invade a cabine sem pedir licença.
Diferentemente do Sandero com câmbio CVT, aqui a suspensão não foi elevada e não há caixas de roda com apliques plásticos pretos. O Sandero 1.0 se comporta de maneira bastante neutra nas curvas e é bastante confortável, garantindo alguns elogios mesmo de quem andar no banco de trás.
Conclusão
Com lista de equipamentos generosa pelo preço que cobra e performance adequada, o Renault Sandero Zen com motor 1.0 SCe tem tudo para conquistar os motoristas de Uber e também aqueles que procuram um carro econômico, com bom custo-benefício e não ligam para motores potentes e torcudos. Completo, espaçoso e com alguns luxos, ele ganha cinco estrelas no aplicativo, apesar de algumas pequenas ressalvas.
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