A nova RAM Rampage tem feito um sucesso muito rápido no mercado brasileiro. Nas lojas desde setembro de 2023, a picape fechou o mês de fevereiro de 2024 no top-5 das picapes mais vendidas do país, com 2.101 emplacamentos, atrás somente de Fiat Strada, VW Saveiro, Toyota Hilux e Fiat Toro.
Levando em conta que todas as versões possuem opções de motorização gasolina ou diesel, mudando somente o nível de acabamento e de outros detalhes estéticos, a Rampage Rebel 2.0 Hurricane-4 surge como o melhor custo-benefício da linha 2024, entregando um bom pacote já com a melhor performance, sendo oferecida a partir de R$ 259.990.
Durante a semana de Carnaval, tivemos a oportunidade de testar essa Rampage de motor 2.0 litros quatro cilindros a gasolina de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 marchas. A aceleração de 0-100 km/h pode ser feita em 6,9 segundos.
O comportamento da picape surpreendeu muito, com ela podendo se adaptar em qualquer tipo de terreno, seja na cidade, na estrada ou na areia, graças aos pneus de uso misto.
Com um visual off-road, a Rampage Rebel tem faróis full LED, elementos escurecidos nos para-choques e para-lamas, além de receber tração 4x4. A unidade deste teste recebeu a cor Vermelho Flame, chamando bastante atenção por onde passa e com muita robustez.
Equipamentos de série da Rampage Rebel
A lista de equipamentos da Rampage Rebel inclui ajuste elétrico de altura do farol e acendimento automático, comutação automática do farol alto, iluminação interna da caçamba em LED, freios a disco nas quatro rodas de aro 17 polegadas e duas ponteiras de escape.
A cabine da Rampage oferece painel digital de 10,3 polegadas, central multimídia de 12,3 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fios, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado digital de duas zonas e freio de estacionamento eletrônico com auto-hold.
O pacote de segurança é equipado com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de descida, detecção de tráfego cruzado na traseira, alerta de saída de faixa, monitoramento da pressão dos pneus, sete airbags e sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceria.
Teste em 1.500 km de Rampage
A experiência de guiar essa picape por mais de 1.500 km entre São Paulo, Paraná e Santa Catarina foi intensa. É perceptível como os pneus são muito bem preparados para qualquer tipo de terreno. É claro que isso também acaba afetando o consumo da picape: na cidade ela fez média de 6,5 km/l e na estrada chegou aos 11 km/l. Considerando o porte e robustez de uma RAM, são números dentro do esperado.
Entre os maiores desafios estiveram as travessias da Serra da Cabeça da Anta, no percurso de ida, e a Serra do Rastro da Serpente, na volta, próximo da divisa entre SP e PR. A picape mostrou muita agilidade nas reacelerações, além de ter trabalhado com perfeição nas frenagens, mesmo com pista molhada.
Já no ambiente de praia, no litoral de SC, a Rampage sentiu-se ainda mais em casa, mostrando boa aderência na areia. Em testes sobre lombadas, a picape também foi bem, sem quicar e sem chacoalhar como outras caminhonetes médias.
Esse comportamento é explicado por ser uma picape que compartilha a mesma plataforma da Fiat Toro, ou seja, é uma caminhonete monobloco, enquanto as picapes com chassi sobre carroceria tendem a rolar uma pouco mais e quicar em trechos com imperfeições no solo. Em contrapartida, o espaço nos bancos traseiros é mais restrito em relação a Chevrolet S10, VW Amarok e Toyota Hilux.
Em uma picape que surpreendeu tão positivamente, o único ponto crítico seria o fato dela não ser oferecida com capota marítima de série. Esse item é opcional e acabou fazendo muita falta nessa longa viagem. Eu precisei levar todas as malas nos bancos traseiros, deixando a caçamba vazia.
Já nos dias em que decidi aproveitar as praias, consegui levar guarda-sol e cadeiras na caçamba sem prendê-los por cordas, mostrando que a picape absorve tão bem os impactos que os itens praticamente não se movimentaram. A caçamba da Rampage tem capacidade para 980 litros, sendo 43 litros a mais que a Toro, e a tampa vem amortecimento, facilitando para colocar a carga no compartimento.
Se levarmos em conta que as Rampage diesel possuem motorização 2.0 de 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, podemos ver que as versões a gasolina possuem bem mais apetite com 272 cv. Já as versões a diesel são mais econômicas, registrando médias de 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, segundo o INMETRO. Mesmo assim, a Rampage Rebel a gasolina segue sendo o melhor custo-benefício na balança entre performance e consumo.
Confira os preços da linha 2024 da picape RAM Rampage:
Ram Rampage Rebel Diesel – R$ 249.990
Ram Rampage Rebel Gasolina – R$ 259.990
Ram Rampage Laramie Diesel – R$ 260.990
Ram Rampage Laramie Gasolina – R$ 270.990
Ram Rampage R/T – R$ 287.990
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