guiamos a primeira Renault Scenic do Brasil

18/05/2023 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Marcelo Machado de Melo

Fonte: iCarros

entrar em uma cápsula do tempo. assim podemos definir o ato de abrir a porta da primeira Renault Scenic brasileira. em comemoração ao aniversário de 25 anos da Renault no Brasil, a marca ofereceu um teste drive diferente: guiar a primeira Scenic montada no país.

considerada a minivan que revolucionou o mercado, a Scenic chegou por aqui em abril de 1998, com peças vindas da Europa, ou seja, esta unidade é um veículo protótipo e foi montado pela Renault no Brasil antes mesmo da inauguração da fábrica de São José dos Pinhais (PR), aberta em dezembro de 1998. 

a estreia oficial da Scenic no Brasil aconteceu em março de 1999, ainda com nome de Megane Scenic, e logo ela começou a incomodar as marcas rivais, tanto é que depois dela vieram várias outras minivans no mercado: Chevrolet Zafira, Citroën Xsara Picasso, Fiat Idea, Chevrolet Meriva, entre outras.

o que impressiona na Scenic, até mais do que guiar o carro, é o quanto ela é moderna e diferente para a época em que nasceu. a Scenic foi responsável por ser o primeiro monovolume no Brasil, inaugurando seu segmento.

o que é um carro monovolume?

um veículo monovolume é caracterizado por ter todo o seu interior dentro de um só volume: motor, espaço dos bancos e porta-malas. 

e já que tem espaço de sobra, a Scenic mostra uma capacidade de adaptação e versatilidade muito grande. os bancos traseiros são individuais e independentes, sendo fáceis de serem retirados do carro, aumentando a capacidade do porta-malas que inicialmente leva 410 litros.

a Scenic ainda passou por ajustes para se adequar ao mercado brasileiro. essa primeira unidade não vinha com as mesas estilo avião voltadas para os bancos traseiros e nem com a gaveta sob o banco do passageiro, onde na versão europeia ficava a bateria do carro.

versões, história e motores da Scenic

essa unidade que avaliamos da Renault Scenic tem motor 2.0 a gasolina 8V de 115 cavalos e 17,5 kgfm de torque. a transmissão é manual de cinco marchas. a Renault também oferecia, entre 1999 e 2001, como opção o motor 1.6 16V de 110 cv e 15,1 kgfm.

a primeira reestilização veio em 2001, quando chegou também a opção de transmissão automática de quatro velocidades para o motor 2.0 16V de 140 cavalos. 

a primeira opção flex da Scenic chegou em março de 2005 com o motor 1.6 de 110 cv com gasolina e 115 cv quando abastecido com etanol. o modelo permaneceu em linha até 2010, quando perdeu espaço no Brasil. novas gerações seguiram à venda na Europa, onde a Scenic foi vendida até 2022.

as minivans realmente fizeram um grande sucesso no Brasil, foram responsáveis por roubar um pouco do espaço das peruas e infelizmente acabaram sendo substituídas pelos SUVs. atualmente, a única minivan produzida no Brasil é a Chevrolet Spin. 

como anda a Renault Scenic?

como a unidade que testamos é uma configuração pré-série, ela não pode ser conduzida nas ruas ou estradas, somente em locais privados. essa Scenic 1998 sequer é emplacada.

ao rodar a chave já vem aquele ar de nostalgia, até o cheiro do banco remete ao final dos anos 1990. por mais que o carro tenha 25 anos, este Scenic somente costuma rodar apenas dentro da fábrica da Renault no Paraná. o odômetro marcava apenas 2.212 km percorridos.

a posição de dirigir é bem diferente dos carros atuais. a coluna do motorista fica mais ereta, o volante fica bem mais para baixo do que nos SUVs e o campo de visão é amplo, muito por conta da gigantesca área envidraçada.

por mais que não houvesse espaço para colocar a quinta marcha, todas as trocas que realizamos foram tranquilas e a minivan mostrou que, se bem cuidada, pode dar conta do recado. 

a direção elétrica facilita as manobras e a experiência foi muito divertida, por mais que tenham sido poucos quilômetros de percurso. 

meu pai teve uma Scenic nos anos 2000, então para relembrar mais a minha infância só faltaram mesmo as mesinhas de avião para dar uma passada no drive thru do fast food e na sequência fazer aquela sujeira nos bancos traseiros.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 


Links relacionados
Testes e Comparativos
Últimas
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.