entrar em uma cápsula do tempo. assim podemos definir o ato de abrir a porta da primeira Renault Scenic brasileira. em comemoração ao aniversário de 25 anos da Renault no Brasil, a marca ofereceu um teste drive diferente: guiar a primeira Scenic montada no país.
considerada a minivan que revolucionou o mercado, a Scenic chegou por aqui em abril de 1998, com peças vindas da Europa, ou seja, esta unidade é um veículo protótipo e foi montado pela Renault no Brasil antes mesmo da inauguração da fábrica de São José dos Pinhais (PR), aberta em dezembro de 1998.
a estreia oficial da Scenic no Brasil aconteceu em março de 1999, ainda com nome de Megane Scenic, e logo ela começou a incomodar as marcas rivais, tanto é que depois dela vieram várias outras minivans no mercado: Chevrolet Zafira, Citroën Xsara Picasso, Fiat Idea, Chevrolet Meriva, entre outras.
o que impressiona na Scenic, até mais do que guiar o carro, é o quanto ela é moderna e diferente para a época em que nasceu. a Scenic foi responsável por ser o primeiro monovolume no Brasil, inaugurando seu segmento.
o que é um carro monovolume?
um veículo monovolume é caracterizado por ter todo o seu interior dentro de um só volume: motor, espaço dos bancos e porta-malas.
e já que tem espaço de sobra, a Scenic mostra uma capacidade de adaptação e versatilidade muito grande. os bancos traseiros são individuais e independentes, sendo fáceis de serem retirados do carro, aumentando a capacidade do porta-malas que inicialmente leva 410 litros.
a Scenic ainda passou por ajustes para se adequar ao mercado brasileiro. essa primeira unidade não vinha com as mesas estilo avião voltadas para os bancos traseiros e nem com a gaveta sob o banco do passageiro, onde na versão europeia ficava a bateria do carro.
versões, história e motores da Scenic
essa unidade que avaliamos da Renault Scenic tem motor 2.0 a gasolina 8V de 115 cavalos e 17,5 kgfm de torque. a transmissão é manual de cinco marchas. a Renault também oferecia, entre 1999 e 2001, como opção o motor 1.6 16V de 110 cv e 15,1 kgfm.
a primeira reestilização veio em 2001, quando chegou também a opção de transmissão automática de quatro velocidades para o motor 2.0 16V de 140 cavalos.
a primeira opção flex da Scenic chegou em março de 2005 com o motor 1.6 de 110 cv com gasolina e 115 cv quando abastecido com etanol. o modelo permaneceu em linha até 2010, quando perdeu espaço no Brasil. novas gerações seguiram à venda na Europa, onde a Scenic foi vendida até 2022.
as minivans realmente fizeram um grande sucesso no Brasil, foram responsáveis por roubar um pouco do espaço das peruas e infelizmente acabaram sendo substituídas pelos SUVs. atualmente, a única minivan produzida no Brasil é a Chevrolet Spin.
como anda a Renault Scenic?
como a unidade que testamos é uma configuração pré-série, ela não pode ser conduzida nas ruas ou estradas, somente em locais privados. essa Scenic 1998 sequer é emplacada.
ao rodar a chave já vem aquele ar de nostalgia, até o cheiro do banco remete ao final dos anos 1990. por mais que o carro tenha 25 anos, este Scenic somente costuma rodar apenas dentro da fábrica da Renault no Paraná. o odômetro marcava apenas 2.212 km percorridos.
a posição de dirigir é bem diferente dos carros atuais. a coluna do motorista fica mais ereta, o volante fica bem mais para baixo do que nos SUVs e o campo de visão é amplo, muito por conta da gigantesca área envidraçada.
por mais que não houvesse espaço para colocar a quinta marcha, todas as trocas que realizamos foram tranquilas e a minivan mostrou que, se bem cuidada, pode dar conta do recado.
a direção elétrica facilita as manobras e a experiência foi muito divertida, por mais que tenham sido poucos quilômetros de percurso.
meu pai teve uma Scenic nos anos 2000, então para relembrar mais a minha infância só faltaram mesmo as mesinhas de avião para dar uma passada no drive thru do fast food e na sequência fazer aquela sujeira nos bancos traseiros.
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