com 118 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, o Fiat 500e consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e sua velocidade máxima é de 189 km/h.
e se você está procurando por um carro 100% elétrico com bastante estilo, mas que ao mesmo tempo não demonstre ostentação, o Fiat 500e é uma ótima pedida.
o 500e é o primeiro carro totalmente elétrico trazido pela Fiat ao Brasil. ele chegou em 2021 e atualmente está à venda a partir de R$ 224.990 na versão Icon, única disponível.
a cara dele é bem simpática, com faróis em LED, rodas aro 16 polegadas, apenas duas portas e um design no melhor estilo italiano.
uso do 500e no dia a dia
os carros elétricos são conhecidos por terem uma maior autonomia na cidade do que na estrada. isso acontece por conta da recuperação de energia nas frenagens, o que ocorre muito mais em ambiente urbano.
o 500e mostra que tem tudo o que é necessário tornar seu dia a dia prático. Com 3.632mm de comprimento, 1.683 mm de largura, 1.527 mm de altura e 2.322m de entre-eixos, ele cabe em qualquer vaga de estacionamento.
diferenciais do Fiat 500e
a preocupação em estar dentro da faixa de rodagem e com os motociclistas que passam ao lado também são bem menores do que dentro de um SUV, por exemplo.
fazer curvas com ele também é bem tranquilo e a estabilidade impressiona tanto quanto a boa acústica, ou seja, o barulho de fora fica bastante reduzido para quem está dentro do 500e.
em contrapartida, esse é um carro para quem praticamente não precisa colocar mais de duas pessoas dentro. é indicado para uma família pequena, para quem tenha no máximo uma criança, por exemplo.
o conforto do motorista e do passageiro é ótimo, muito graças aos bancos de couro. o interior do carro tem seus mimos, como teto solar panorâmico, bom acabamento e freio de estacionamento eletrônico. o câmbio é curioso: dividido em quatro botões e fica no painel do carro.
o painel de instrumentos é digital, a central multimídia de 10 polegadas tem boa navegação, mas o espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay precisa de fios.
quem estiver nos assentos traseiros poderá sofrer um pouco. o espaço para as pernas é bem restrito. aliás, o 500e somente pode rodar com quatro pessoas. em hipótese alguma coloque cinco pessoas dentro desse carro.
viajando com o Fiat 500e a preocupação com a autonomia
o bagageiro condiz bastante com o tamanho do 500e. são apenas 185 litros, ou seja, você terá espaço para aproximadamente duas malas médias e duas mochilas (ou duas bolsas pequenas).
o espaço aumenta para 500 litros ao deitar os bancos traseiros, tamanho parecido com o que seria o porta-malas normal de um sedan ou de um SUV.
com as bagagens no porta-malas é hora de seguir viagem. o nosso roteiro era sair de São Paulo até Itu (SP) e depois retornar à capital, aproximadamente 200 km de percurso. A autonomia oficial do Fiat 500e, pelas novas normas do INMETRO, é de 230 km.
dica: sempre que for fazer uma viagem de carro elétrico, tenha em mãos um aplicativo que forneça informações sobre os eletropostos (postos de carregamento de carros elétricos). utilizamos, neste caso, o PlugShare.
modos de condução do Fiat 500e
saímos de São Paulo com 100% da bateria no Fiat 500e e aproveitei para rodar ainda dentro da cidade até pegar a estrada no modo Sherpa, o mais econômico do veículo.
o Sherpa limita a velocidade máxima em até 60 km/h e você poderá utilizar o sistema One Pedal para economizar bateria. Funciona da seguinte forma: ao tirar o pé do acelerador automaticamente o carro vai freando e aproveita para regenerar a energia.
ao entrar na Rodovia dos Bandeirantes passei a utilizar o modo Range, que também recupera energia nas frenagens, mas que é considerado intermediário por não limitar a velocidade do 500e. rodamos a maior parte do tempo entre 90 km/h e 100 km/h.
o terceiro modo é o Normal, que na prática acaba sendo o mais “esportivo” deles. o gasto de energia com ele é bem mais alto na estrada.
realizamos a primeira parada após 60 km rodados e o consumo foi positivo: 19% da bateria. é bem verdade que nesse primeiro trecho precisei fazer algumas reduções por contra do tráfego de veículos e 10 km do percurso ainda foi dentro da cidade.
segui viagem até Itu e rodei mais 45 km, chegando na cidade com 67% da carga. desta forma já seria possível voltar para a capital mesmo sem recarregar com o 500e.
como é recarregar um carro elétrico na estrada?
retornamos para São Paulo pela Rodovia Castello Branco e desta vez o trecho seria de 100 km, mas agora havíamos colocado uma mala no bagageiro e tinha mais uma pessoa dentro do carro.
para aumentar o consumo, o trânsito passou a ser bem menor e mantive a velocidade entre 100 km/h e 110 km/h.
fizemos uma parada quando o 500e estava com 49% da carga e aproveitei o ótimo carregador da BYD de 22 kw/h disponível gratuitamente em um posto de combustível. enquanto fizemos um lanche de aproximadamente meia hora, a bateria subiu para 61%.
restavam 59 km para chegar novamente em casa e esse trecho final tinha mais subidas, portanto já era esperado que o consumo aumentasse. chegamos ao final da viagem com 37% da carga, ou seja, realmente o 500e conseguiria rodar mais de 200 km na estrada sem efetuar uma recarga.
para viagens mais longas não tem jeito, é preciso um planejamento um pouco maior, conferir onde estão os postos de carregamento e seguir o roteiro.
em minha casa, por mais que não tenha o wallbox de carregamento rápido, o 500e vem com a solução de ser compatível com a tomada caseira de três pinos. você pode conectar o carro numa tomada convencional de 110 ou 220 volts e deixá-lo carregando por longas horas.
no meu caso, coloquei em uma de 110V e a espera foi superior a 24 horas para ter o carro com 100% de bateria novamente.
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