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Top 10: os primeiros carros da República

O Brasil deixou de ser monarquia em 1889, mas a nova República só foi ganhar o primeiro carro nacional em 1956

13/11/2009 - Fernando Pedroso/Fotos: Divulgação e Gabriel Tito / Fonte: iCarros

No domingo, 15 de novembro, serão comemorados os 120 anos da Proclamação da República. Foi no mesmo dia, em 1889, que Marechal Deodoro da Fonseca aplicou um golpe de estado e tirou o império de D. Pedro II. Depois disso, veio o governo provisório da República Velha, a Era Vargas e, finalmente, a República Nova. O ano de 1956 ficou marcado pela posse do presidente Juscelino Kubitscheck e pelo início da indústria automotiva do Brasil.

E, como quase tudo no Brasil começa em polêmica, a história do carro nacional não poderia ser diferente. E a disputa começou pelo título de primeiro modelo brasileiro: Romi Isetta ou DKW Vemaguete? A resposta poderia ser simples, já que o pequeno chegou em 5 de setembro de 1956 e a perua dois meses depois. O debate está justamente em considerar o Romi Isetta um carro, ou não, uma vez que tem apenas uma porta. Para não dar mais pano para manga, vamos incluir o compacto na lista dos dez primeiros automóveis que inauguraram a indústria automotiva nacional.

1956 – Romi Isetta
Digamos que o Romi Isetta foi o primeiro carro brasileiro. Ele era fabricado em Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo. Com apenas uma porta, na frente do veículo, que se abria levando a coluna de direção, o carrinho teve sua linha de produção transferida para o Brasil depois que sua fabricação foi encerrada na Itália nas mãos da Iso-Automoveicoli. Depois disso, a BMW assumiu a marca e a mantém até hoje. Vira e mexe temos a especulação sobre a volta da Romi-Isetta.

1956 – DKW Vemaguete
O então presidente Juscelino Kubitscheck inaugurou em São Paulo a fábrica da DKW, sigla para Das kleine Wunder (a pequena maravilha) que, em parceria com a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S/A), começou a fabricar no Brasil a perua Vemaguete. Ela vinha com motor de dois tempos, três cilindros de 900 cm³ e 38 cv de potência. A perua ainda teve as versões simplificadas Pracinha e Caiçara.

1957 – Volkswagen Kombi
Embora já fosse montada em regime de CKD junto ao Fusca, a Kombi inaugurou a fábrica de São Bernardo do Campo da Volkswagen do Brasil em 1957. A ‘Velha Senhora’ deu tão certo no mercado brasileiro, que existe até hoje, já com motor refrigerado a água de 1,4 litro flex. No espírito, porém, pouca coisa mudou, caso do propulsor traseiro, da capacidade para até nove pessoas ou uma tonelada de carga e do formato que ganhou o apelido de ‘Pão de Forma’.

1957 – Ford F100
Aproveitando a mecânica e a cabine do caminhão F600, que já era montado da fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Ford F100 foi o primeiro carro Ford feito no Brasil. O propulsor era um V8 de 4,5 litros que rendia 167 cv de potência. A picape, que chegou a ter até versão de cabine dupla – sendo a porta traseira apenas no lado direito e com abertura contrária -, deu lugar para a F1000 em 1979.
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