Chevrolet Brasil (foto: Gabriel Tito)
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Ford F100 (foto: Gabriel Tito)
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No domingo, 15 de novembro, serão comemorados os 120 anos da Proclamação da República. Foi no mesmo dia, em 1889, que Marechal Deodoro da Fonseca aplicou um golpe de estado e tirou o império de D. Pedro II. Depois disso, veio o governo provisório da República Velha, a Era Vargas e, finalmente, a República Nova. O ano de 1956 ficou marcado pela posse do presidente Juscelino Kubitscheck e pelo início da indústria automotiva do Brasil.
E, como quase tudo no Brasil começa em polêmica, a história do carro nacional não poderia ser diferente. E a disputa começou pelo título de primeiro modelo brasileiro: Romi Isetta ou DKW Vemaguete? A resposta poderia ser simples, já que o pequeno chegou em 5 de setembro de 1956 e a perua dois meses depois. O debate está justamente em considerar o Romi Isetta um carro, ou não, uma vez que tem apenas uma porta. Para não dar mais pano para manga, vamos incluir o compacto na lista dos dez primeiros automóveis que inauguraram a indústria automotiva nacional.
1956 – Romi IsettaDigamos que o Romi Isetta foi o primeiro carro brasileiro. Ele era fabricado em Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo. Com apenas uma porta, na frente do veículo, que se abria levando a coluna de direção, o carrinho teve sua linha de produção transferida para o Brasil depois que sua fabricação foi encerrada na Itália nas mãos da Iso-Automoveicoli. Depois disso, a BMW assumiu a marca e a mantém até hoje. Vira e mexe temos a especulação sobre a volta da Romi-Isetta.
1956 – DKW VemagueteO então presidente Juscelino Kubitscheck inaugurou em São Paulo a fábrica da DKW, sigla para Das kleine Wunder (a pequena maravilha) que, em parceria com a Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S/A), começou a fabricar no Brasil a perua Vemaguete. Ela vinha com motor de dois tempos, três cilindros de 900 cm³ e 38 cv de potência. A perua ainda teve as versões simplificadas Pracinha e Caiçara.
1957 – Volkswagen KombiEmbora já fosse montada em regime de CKD junto ao Fusca, a Kombi inaugurou a fábrica de São Bernardo do Campo da Volkswagen do Brasil em 1957. A ‘Velha Senhora’ deu tão certo no mercado brasileiro, que existe até hoje, já com motor refrigerado a água de 1,4 litro flex. No espírito, porém, pouca coisa mudou, caso do propulsor traseiro, da capacidade para até nove pessoas ou uma tonelada de carga e do formato que ganhou o apelido de ‘Pão de Forma’.
1957 – Ford F100Aproveitando a mecânica e a cabine do caminhão F600, que já era montado da fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Ford F100 foi o primeiro carro Ford feito no Brasil. O propulsor era um V8 de 4,5 litros que rendia 167 cv de potência. A picape, que chegou a ter até versão de cabine dupla – sendo a porta traseira apenas no lado direito e com abertura contrária -, deu lugar para a F1000 em 1979.