Roberto Carlos e seu Calhambeque
1/3
O Mustang foi inspiração para Simonal
2/3
Os Beatles têm "Drive my Car"
3/3
Qualquer lista de 10 músicas é algo complicado e polêmico para se fazer. O número de boas composições somado aos gostos pessoais sempre vai resultar em listas polêmicas e extremamente maleáveis. Por isso, fazer uma lista de composições que citem carros sem cometer algumas injustiças com grandes obras é inevitável. São músicas de diversos tipos e gêneros, provando que a paixão pelos veículos não tem idade, gênero, raça e nem credo. Confira a lista, escolhida pelo
iCarros, com 10 músicas famosas que citam carros de todos os gêneros.
10- Carro velho (Banda Eva e Ivete Sangalo)
O 10º lugar da nossa lista fica com um ritmo bem brasileiro, o carnavalesco axé. A música é de 1998 e faz sucesso até hoje, sendo figurinha carimbada em micaretas, festas, carnavais por todo o Brasil e, é claro, nos shows da cantora baiana. Com a melodia bastante animada, a letra fala de um carro velho e cheio de problemas.
09- American Pie (Don McLean)
Não estamos falando da comédia adolescente com piadas de gosto duvidoso, mas sim de um clássico “American Pie” de Don McLean que foi lançado em 1971 e traz inúmeras referências ao período, citando desde bandas como os Beatles (ao falar de Health Skeeter, uma das composições mais famosas do quarteto de Liverpool) até a clássica marca americana Chevrolet. "Dirigi meu Chevy até a barragem...".
08- Carrão de Dois (Raimundos)
Não é a música mais politicamente correta do mundo, mas o rock fala de uma carona dada a uma menina que gosta de "velocidade". Não recomendada para menores de 18 anos.
07- Highway Star (Deep Purple)
Em tradução livre, "Estrela da Estrada". A música é de 1972 e tem como destaque seus solos de guitarra. A letra é um verdadeiro ode a paixão por carros, já que fala de um modelo inesquecível para o autor. Entretanto, nenhum carro especifico é citado, sabendo-se apenas que possui oito cilindros e que é bastante potente.
06- Mustang Cor de Sangue (Simonal)
Nessa música não é citado apenas um modelo, mas dois. Além do Mustang no título, o autor cita um Corcel cor de mel. A música é uma crítica social ao consumismo da indústria automobilística, falando da troca do amor convencional por uma pessoa pelo amor a um produto, que brevemente será substituído por outro.
05- Fuscão Preto (Almir Rogério)
A música já teve vários interpretes como o Trio Parada Dura e Milionário e José Rico, mas o original está na voz de Almir Rogério e é de 1982. A música fala de uma desilusão amorosa ao ver sua amada com outro dentro do famigerado "Fuscão Preto". De tanto sucesso, virou filme, em 1983, com a presença de Xuxa Meneghel no elenco.
04- Mercedes Benz (Janis Joplin)
Uma das últimas gravações de uma das maiores intérpretes do rock americano. A composição foi lançada inclusive após sua morte, em 1971 (Janis Joplin morreu em três de outubro de 1970 de overdose de heroína, aos 27 anos). A música é uma enorme ironia a diversos temas como o consumismo, já que na letra, Janis reza ao "Senhor" que a dê um Mercedes-Benz, já que seus amigos só andam de Porsche.
03- Born to be Wild (Steppenwolf)
"Ligue seu motor, pegue a estrada, em busca de aventura, qualquer uma que venha em nossa direção", o primeiro refrão de uma música que tem tudo a ver com velocidade, apesar de não fazer referência a carro nenhum. Quem gosta de um bom rock definitivamente já teve ter acelerado ouvindo uma das músicas de estrada mais famosas de todos os tempos. É o sucesso mais conhecido da banda Steppenwolf e foi lançado em 1968.
02- Calhambeque (Roberto Carlos)
O Calhambeque do Brasil. Quem sabe o carro mais famoso da música brasileira. Trata-se, na verdade, de um Ford 1929 que pertence ao "Rei". A música fala de como o carro foi parar nas mãos de Roberto Carlos, que pegou o modelo depois de deixar seu Cadillac consertando, e que o veículo conquistou muitas garotas ao andar pelas ruas.
01-Drive my Car (the Beatles)
Uma das maiores bandas de todos os tempos também vez uma música citando carros. A composição foi escrita por Paul McCartney e John Lennon e foi lançada em 1965 no álbum Rubber Soul. A letra fala de uma garota que quer ser famosa e oferece o emprego de motorista a um rapaz que aparentemente gosta dela.