entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Quais são os carros gringos alternativos aos brasileiros?

Será que a grama do vizinho é mais verde ou os carros vendidos no Brasil são mais legais que os gringos?

21/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de um forte movimento de carros globais em todo o mundo, agora estão sendo criadas alternativas locais para agradar a públicos mais específicos. O Brasil é recheado desses modelos que foram criados para o nosso país e, em raros casos como o do Chevrolet Onix, se tornam globais.

Leia mais:
+ Os dez carros mais velhos do Brasil
+ VW Gol: 10 curiosidades dos 40 anos do hatch compacto
+ Dez carros com nomes de cidada

Com isso em mente, conheça as alternativas internacionais a dez carros vendidos no Brasil. Será que todos eles são melhores que os modelos brasileiros?

Chevrolet Cruze – Monza

Até pouco tempo atrás, o Cruze era um modelo global, mas agora é vendido somente no Brasil e América Latina. Na China, o modelo foi substituído indiretamente pelos novos Monza e Onix Plus, que são mais baratos e menos requintados, mas têm o mesmo espaço interno e tecnologias.

Nissan Kicks – Juke

O exótico Nissan Juke nunca foi vendido no Brasil, mas era a alternativa de SUV compacto da Nissan nos EUA e Europa. Na mudança de geração, a Nissan americana preferiu o brasileiro Kicks, enquanto os europeus deixaram o Juke ainda mais futurista. Ele tem motores pequenos e turbinados e menos espaço interno que o Kicks, mas é mais refinado.

Hyundai HB20 – i20

Além do 20 em comum em seus nomes, i20 e HB20 compartilham plataformas e influências visuais. As novas gerações de ambos estrearam praticamente juntas, mas o modelo europeu foi menos alvo de críticas que o brasileiro, tanto que o HB20 em sua reestilização de emergência deve se inspirar no novo i20.

Ford Ka – Fiesta

O Ka nunca foi uma alternativa ao Fiesta, sendo sempre posicionado abaixo dele. Contudo, com a aposentadoria do Fiesta no Brasil e o aumento de sofisticação do Ka no Brasil, a Ford posicionou os irmãos no mesmo patamar. Na Europa o Fiesta tem versões esportivas, aventureira e acabamento mais refinado que o Ka, mas só o brasileiro tem versão sedã.

Volkswagen T-Cross – T-Roc

Na Europa o T-Cross é vendido sim, porém ele é menor que o modelo brasileiro, que tem entre-eixos alongado, visual exclusivo e porta-malas maior. No patamar do T-Cross na Europa, há o T-Roc, um SUV mais esportivo com jeito de Honda HR-V e muito em comum ao Golf.

Chevrolet Spin – Orlando

Atualmente a Chevrolet produz apenas duas minivans em todo o mundo: a Spin no Brasil e a Orlando na China. Com ares de SUV, a Orlando é mais baixa e esportiva que a Spin, além de usar uma plataforma mais moderna. O revés é ter apenas cinco lugares, enquanto a minivan brasileira traz versões de sete lugares.

Renault Sandero – Clio

Na Europa, o Sandero é vendido pela Dacia e é considerado um modelo mais simples e basicão, tanto que nem opção de câmbio automático tem. A opção de entrada da Renault por lá é o Clio, que tem central multimídia vertical, acabamento emborrachado e iluminação total em LED. Traz até uma versão chique chamada Initiale Paris.

Citroën C3 – C3

O Citroën C3 de segunda geração chegou adiantado ao Brasil em 2012, já que foi reestilizado antes do modelo europeu. Mas esse privilégio custou caro, já que o modelo não passa por mudanças desde que foi lançado. A nova geração já está rodando na Europa há tempos e já foi reestilizada. O substituto nacional não será o C3 europeu, mas sim um modelo de baixo custo.

Toyota Yaris – Yaris – Yaris – Vios

A Toyota produz tantos Yaris diferentes ao redor do mundo que a situação é até confusa. Existe o modelo brasileiro/tailandês, o chinês que chama Yaris e outro que se chama Vios, há ainda o japonês/europeu que no passado era chamado de Vitz e também o modelo americano que não passa de um Mazda 2 com frente diferente. Haja Yaris, Toyota!

Nissan March – Micra

Tal qual o C3, o Nissan Micra europeu é, na realidade, uma geração à frente do March nacional. O modelo usa plataforma de Clio, motores turbo mais modernos e tem visual nitidamente inspirado no Kicks. Por aqui a nova geração deverá ser baseada no novo Versa, que tem construção mais barata.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.