09/12/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O crescimento nas vendas de carros elétricos no Brasil tem sido notório em 2022, ainda mais com a chegada de novos modelos ao País. O segmento dos BEVs (Battery Electric Vehicle) registrou 727 emplacamentos em novembro, crescimento de 13,59% em relação ao mês de outubro. De acordo com os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) esse foi o terceiro melhor mês nas vendas dos modelos 100% elétricos em 2022.
Na comparação com novembro do ano passado, o percentual de crescimento sobre para 67,13%, visto que neste mesmo período haviam sido emplacadas 435 unidades.
Quando ampliamos o leque para veículos eletrificados, incluindo os PHEV (híbrido plug-in) e HEV (híbrido), os números também são positivos. Foram 43.658 emplacamentos nesses 11 meses de 2022, enquanto que no mesmo período em 2021 foram registradas 30.445 unidades.
Qual o carro elétrico mais vendido no Brasil?
1-Volvo XC40 – 1.605 unidades
O Volvo XC40 segue dominando o mercado de 100% elétricos no Brasil. Foram 1.605 unidades emplacadas no ano, sendo 257 delas no mês de novembro. O SUV tem dois tipos distintos de motorização: 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque com propulsor nos dois eixos, enquanto a opção mais em conta oferece 231 cv e 33,6 kgfm com o motor montado no eixo dianteiro.
A diferença entre as duas opções da Volvo é bem considerável, em torno de R$ 90 mil, o que conta positivamente para o custo-benefício da versão de entrada, oferecida a partir de R$ 309.950.
2- Caoa Chery iCar – 779 unidades
Modelo subcompacto da Caoa Chery, o iCar comporta somente quatro pessoas e chama atenção por conta dos apenas 3,2 metros de comprimento. Pensado para ser um veículo urbano, ele tem motor elétrico no eixo traseiro de 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. Sua autonomia é de 282 km e o preço de lançamento em 2022 é de R$ 144.990.
3- JAC E-JS1 – 589 unidades
Comercializado a partir de R$ 159.900, o JAC E-JS1 chegou ao Brasil em 2021 e tem autonomia para viajar aproximadamente 300 km. O motor oferece 62 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. Seu projeto foi desenvolvido em parceria com o Grupo Volkswagen.
Segundo os dados da fabricante, o E-JS1 apresenta um dos menores custo por quilômetro rodado do Brasil: R$ 7 a cada 100 km. Para “encher o tanque”, o E-JS1 gasta cerca de R$ 20, se considerarmos uma tarifa de R$ 0,65 por kWh.
4- Volvo C40 – 546 unidades
SUV cupê da Volvo, o C40 é oferecido a partir de R$ 419.950. Ele apresenta a mesma motorização do XC40 de dois motores elétricos. São 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. Além disso, a aceleração de 0-100 km/h em apenas 4,7 segundos impressiona tanto quanto o seu visual charmoso. A autonomia do C40 é de 440 km.
O modelo mede 4,44 metros de comprimento, 2,03m de largura e 1,59m de altura. O porta-malas tem capacidade para 413 litros – e detalhe, debaixo do capô, também tem um bagageiro frontal podendo armazenar 31 litros.
5- Renault Kwid E-TECH – 420 unidades
Modelo lançado neste ano, o Kwid E-TECH é mais um veículo pensado para uso nas cidades e em economia. Disponível a partir de R$ 146.990, ele tem aproximadamente 298 km de autonomia em ciclo urbano e 265 km no ciclo misto.
Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Kwid E-Tech custa o dobro do modelo a combustão, mas os gastos de manutenção, abastecimento e mais impostos para o modelo comum indicam que o consumidor passará a ter economizado nas contas após três anos de uso do elétrico. Em novembro de 2022, o Kwid foi o segundo elétrico mais comercializado no Brasil com 88 emplacamentos.
Está procurando por modelos eletrificados, confira os anúncios aqui no iCarros.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro