02/10/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Você sabe quais são as marcas de automóveis mais valiosas do mundo? Feita para gente que gosta de carros, essa pergunta geralmente traz algumas respostas rápidas (em muitos sentidos), como Ferrari, Lamborghini e Bugatti.
Leia mais:
+ Os 10 carros que menos desvalorizaram no Brasil em 2020
+ Os 10 hatches mais fáceis e baratos de reparar após colisão
+ Os cinco SUVs compactos mais econômicos na estrada
No mundo das finanças, porém, o valor de uma marca não está associado apenas à performance e à exclusividade dos modelos que produz – nem ao quanto você que nos lê desejaria ter um de seus produtos na garagem.
Para elaborar essa lista bilionária, a respeitada agência de marketing Interbrand – que avalia não somente montadoras, mas empresas de diversos ramos da indústria e dos serviços – leva em conta uma série de outras características.
E neste ano em especial, uma delas foi como cada uma delas está lidando com as dificuldades criadas pela pandemia – acredite, algumas até se valorizaram.
Na conta, entram itens como o lucro que a companhia tem com os produtos e/ou serviços que ostentam essa marca, a influência que ela tem na decisão de compra do consumidor e sua capacidade competitiva no mercado em relação aos concorrentes.
O valor aqui, vale reforçar, está relacionado às marcas em si, não obrigatoriamente às empresas como “negócios”. Sem mais delongas, vamos logo à lista das 15 mais:
Posição – Marca - Valor de mercado (em bilhões de dólares) - Alteração em relação a 2019
1- Toyota 51,59 -8%
2 - Mercedes-Benz 49.26 -3%
3 - BMW 39,75 -4%
4 - Honda 21,69 -11%
5 - Hyundai 14,29 +1%
6 - Tesla 12,78 estável
7 - Ford 12,56 -12%
8- Audi 12,42 -2%
9- Volkswagen 12,26 -5%
10- Porsche 11,30 -3%
11- Nissan 10,55 -8%
12- Ferrari 6,37 -1%
13- Kia 5,83 -9%
14- Land Rover 5,07 -13%
15- Mini 4,96 -10%
Vamos a algumas observações e interpretações desses números estratosféricos:
A Toyota lidera o ranking com um valor acima dos 50 bilhões de dólares, o que – cá entre nós – não é lá muito surpreendente para a marca que mais vende carros no mundo. Como nem tudo são flores, a gigante japonesa perdeu 8% de seu valor nos últimos 12 meses. Culpa do vírus? Em grande parte, sim.
A Toyota e a Mercedes-Benz são as únicas duas automotivas que figuram entre as “10 maiores marcas globais” em geral, ocupando a sétima e a oitava posição na lista geral respectivamente. Como parâmetro, a marca mais valiosa do mundo, hoje, é a Apple, com 322,9 bilhões de dólares, seguida pela Amazon, com 200,6 bilhões.
Em plena pandemia, a única a crescer em valor – 1% – foi a coreana Hyundai, que anunciou para breve uma nova linha de modelos totalmente elétricos.
Se essas contas considerassem como sendo apenas uma das diferentes marcas que pertencem ao mesmo grupo, a Hyundai ganharia mais 5,83 bilhões de dólares em seu valor com a Kia, e ultrapassaria a Honda no ranking.
A coreana seria, no entanto, ultrapassada pela Volkswagen, reforçada pelos bilhões da Audi e da Porsche, que lhe pertencem e, somados, a levariam a 36,28 bilhões – isso sem contar os “trocados” de marcas como Bentley, Seat, Skoda, Bugatti e Lamborghini, que também estão em seu portfólio.
Só que, no caso deste ranking, a união não faz a força.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro