29/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Volkswagen Nivus é maior que o T-Cross e será mais barato
+ Os 10 opcionais mais caros oferecidos nos carros nacionais
Desenvolvido no Brasil
Até hoje o único Volkswagen desenvolvido no Brasil que foi vendido na Europa havia sido o Fox. Contudo, ele ainda era importado do nosso país. Com o Nivus será diferente: totalmente criado pela engenharia e design do Brasil, o SUV agradou tanto que será produzido na Europa em 2021.
Primeiro SUV cupê
Até hoje, apenas marcas de luxo vendem SUVs cupê no Brasil. A exceção era o SsangYong Action, mas de tão estranho poucos se lembram. O Nivus será o primeiro modelo nessa categoria de uma marca generalista a ser produzido no Brasil. E de quebra, ainda será o SUV de entrada da marca.
VW Play
Cheio de estreias, o Nivus será o primeiro carro da marca no mundo a usar a nova central multimídia VW Play. Ela tem a própria loja de aplicativos com iFood, Waze e Deezer, além de ser possível marcar a revisão do Nivus por ela, ter certificados de garantia, de revisões e até mesmo o manual.
Novo logotipo
Enquanto na Europa coube ao Golf de oitava geração estrear o novo logotipo da Volkswagen, no Brasil essa tarefa foi atribuída ao Nivus. O SUV cupê trouxe também a nova identidade visual da marca, com mudança na comunicação, site, comerciais e tudo quanto é mídia que a VW atua.
Deixa comigo
Pela primeira vez em um modelo produzido no Brasil além do Golf e de carros de luxo será equipado com piloto automático adaptativo. O recurso controla a velocidade de acordo com o carro à frente. Além disso, o Nivus terá também será equipado com frenagem autônoma de emergência, algo que outros concorrentes não têm.
Volante global
Na Europa, o Volkswagen T-Cross foi o responsável por fazer a estreia do novo volante global da marca, ainda que não tivesse o novo logotipo. No Brasil, o T-Cross estreou com o volante antigo. O novo design chegará primeiro ao Nivus, substituindo o atual volante herdado do Golf.
Alma de Polo
Tal qual a Honda transformou o Fit em WR-V, a Volkswagen realizou o mesmo trabalho com Polo ao criar o Nivus, mas soube disfarçar melhor as origens. Do hatch compacto são mantidos o mesmo para-brisa, portas dianteiras e interior. O entre-eixos também é o mesmo.
Tudo de LED
Ao contrário do T-Cross que tem faróis de LED como opcional e luzes traseiras padrão, o Nivus virá com os diodos luminosos de série, tanto nos faróis quanto nas lanternas traseiras. Outra peculiaridade do SUV cupê é que a parte interna das lanternas acende, diferentemente do T-Cross.
Somente automático
Um dos pontos nos quais o Nivus segue os modelos de luxo além do visual cupê é o fato de ser vendido somente em versões com câmbio automático de seis marchas. A Volkswagen admitiu que chegou a cogitar um Nivus manual, mas
Maior que o T-Cross, mas abaixo dele
Com 4,26 m de comprimento o Nivus é 7 cm mais longo que o T-Cross e 21 cm maior que o Polo. Graças ao perfil cupê, sua altura de 1,49 m é 8 cm menor que a do T-Cross e apenas 3 cm mais alto que o Polo, mesmo que suspensão elevada. O preço será intermediário entre Polo e T-Cross.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro