30/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Apesar de ter mantido a mesma geração por mais de 20 anos, a Fiat Strada sempre teve espaço para inovar. Não à toa, foi a responsável por ciar diversas tendências no segmento, posteriormente seguida por suas rivais. Conheça oito vezes que a Fiat Strada foi a pioneira em sua categoria.
Leia mais:
+ Fiat Strada estreia com preços entre R$ 63.590 e R$ 79.990
+ Os dez carros brasileiros há mais tempo na mesma geração
+ Toro 2021 encarece, perde motor 2.4 e ganha nova multimídia
Cabine estendida
Lançada em 1999, a opção de cabine estendida adicionava mais espaço na cabine para abrigar carga. Houve até uma época em que havia um pequeno banco provisório nesse espaço. A VW Saveiro chegou com a ideia de mais espaço atrás do banco antes da Strada, mas como variante padrão e sem a mesma quantidade de espaço.
Versão aventureira
Aproveitando o furor causado pelos modelos aventureiros no começo dos anos 2000, a Fiat lançou a Strada Adventure em 2002. Pouco depois suas concorrentes também ganharam versões com pegada aventureira. Ironicamente a nova geração não tem mais uma versão nesse estilo.
Bloqueio eletrônico do diferencial
Para fazer jus ao visual aventureiro, a versão Adventure ganhou em 2008 o sistema de bloqueio eletrônico do diferencial, chamado de Locker. Com ele, a Strada era capaz de bloquear uma das rodas dianteiras e enviar toda força para a roda com mais tração. Na nova geração o bloqueio é feito pelo controle de tração e estabilidade.
Cabine dupla
Primeira picape compacta a oferecer de fábrica a opção de cabine dupla, em 2009 a Fiat Strada passou a levar quatro pessoas em sua cabine. Nessa primeira variante, havia apenas duas portas, e o espaço traseiro era acessado ao dobrar os bancos.
Cabine duplas três portas
Quando a Volkswagen apresentou a Saveiro cabine dupla com mais espaço que a Strada, a Fiat deu o troco em 2013 ao apresentar a versão três portas de sua cabine dupla. O acesso facilitado pela porta traseira suicida e o aumento do espaço interno ajudaram a Strada a ser, novamente, pioneira no segmento.
Câmbio automatizado
Oferecido a partir da linha 2017, o câmbio automatizado Dualogic não fez sucesso e rapidamente desapareceu. Mas da para dizer que a Strada foi a primeira picape compacta a abandonar o pedal da embreagem, isso até a versão verdadeiramente automática ser lançada.
Cabine dupla quatro portas
Inovação da linha 2020, a Fiat Strada só não é a primeira picape compacta do mundo a trazer essa configuração pois a Dacia já fez isso no milênio passado. Ao menos no Brasil é a primeira vez que essa configuração aparece em uma caminhonete de pequeno porte.
Faróis de LED
Outra inovação da segunda geração da Fiat Strada é a oferta de faróis full-LED. Item até então encontrado somente em carros importados ou nacionais acima dos R$ 100 mil (como Polo GTS e T-Cross), a Strada traz iluminação totalmente feita por LEDs em seus faróis somente na versão topo de linha Volcano.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro