21/09/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Hilux da Fiat Chrysler será produzia ao lado de picape Jeep
Toyota investe milhões em projeto da Uber e ações disparam
VW apresenta nova Kombi Furgão com 550 km de autonomia
Hoje no Brasil temos a presença de 13 grupos automotivos distintos e mais algumas marcas independentes. Para entender melhor como funciona tudo isso, reunimos todas os grupos e dissecamos marca por marca. Vale lembrar que a lista é composta somente por grupos que possuam uma ou mais fabricantes no Brasil. Montadoras independentes, ou seja, que não pertencem a um grupo automotivo, foram incluídas seguindo o mesmo critério de presença nacional.
Grupo Volkswagen
Com presença global, o Grupo Volkswagen é dividido em quatro frentes. A Volkswagen lidera as generalistas com Skoda e Seat. A divisão de luxo é encabeçada pela Audi que controla Bentley, Lamborghini e Ducati. A Porsche segue certa independência, assim como a Bugatti. A divisão de caminhões , liderada pela MAN, tem Volkswagen Caminhões e Scania.
FCA – Fiat Chrysler Automobiles
Formada em 2014 após a compra total do antigo grupo Chrysler pela Fiat, a FCA hoje é formada por Fiat, Chryler, Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Maserati e Lancia. A Ferrari tecnicamente faz parte do grupo mas tem suas ações e resultados separada. A Lancia está presente apenas na Itália enquanto Jeep, RAM e Alfa Romeo são elencadas como as principais marcas globais do grupo.
General Motors
Apesar de já ter possuído 16 marcas, a GM hoje é dona de 7 fabricantes ao redor do mundo. Atualmente, a única marca global do grupo é a Cadillac, enquanto nas Américas, Ásia e África o grupo é representado pela Chevrolet. A Buick é forte na China, mas também está presente na América do Norte. Holden cuida da Oceania, enquanto a GMC permanece apenas na América do Norte. As marcas Baojun e Wuling são exclusivas da China.
Aliança
Formada inicialmente por Renault e Nissan em 1999 e presidida pelo brasileiro Carlos Ghosn, a Aliança cresceu adquirindo novas marcas ao longo de seus quase 20 anos de história. Além de Renault e Nissan, a Mitsubishi entra como fabricante de volume do grupo. A divisão de baixo custo é representada por Lada e Dacia, que são controladas pela Renault, além da Datsun e Venucia, que tem tutela Nissan. O grupo ainda tem a marca de esportivos franceses Alpine, a divisão de luxo japonesa Infiniti e a Samsung Motors, divisão sul-coreana da Renault.
Daimler AG
Reconhecida por ser dona da Mercedes-Benz, o grupo Daimler é maior que parece. Além das divisões Maybach e AMG da marca da estrela de três pontas, a Dailmer ainda é dona da Smart. A divisão comercial traz a linha de caminhões e ônibus Mercedes, Mitsubishi Fuso, Freightliner e Western Star. A fabricante de motos MV Agusta também faz parte do grupo, inclusive produz um modelo assinado pela AMG.
Hyundai Group
Parte de um gigantesco conglomerado que trabalha em diversos setores industriais além do de automóveis, a divisão de carros da Hyundai possui hoje três marcas. Além da própria Hyundai, o grupo ainda é constituído pela Kia e pela recém-criada fabricante de luxo Genesis.
Groupe PSA
Desde que foi criado em 1974, o grupo PSA possuía apenas duas marca. Contudo, após 2015, ela multiplicou seu portfólio para nada menos do que cinco fabricantes. Além de Peugeot e Citroën, a PSA também é dona da Opel e da Vauxhall, adquiridas da GM em 2018. A DS, nascida como divisão de luxo da Citroën, se tornou uma marca independente em 2015.
Ford Motor Company
Em tempos áureos, a Ford já foi dona de Aston Martin, Volvo, Jaguar, Mazda e Land Rover. Hoje, o grupo conta apenas com a própria Ford (carros e caminhões), a fabricante de luxo Lincoln e a brasileiríssima Troller.
Tata
Uma das maiores fabricantes da Índia, a Tata é dona das marcas Jaguar e Land Rover desde 2008. Apesar de pertencerem à indiana, elas são tratadas como um grupo à parte, batizado simplesmente de Jaguar Land Rover.
Geely
Um dos grandes grupos chineses atualmente no mundo, a Geely expandiu rapidamente seu portfólio internacional. Hoje em dia ela é dona da Volvo e criou em parceria com a fabricante sueca a marca Lynk & Co em 2017. Além disso, no mesmo ano, ela adiquiriu a Lotus e a fabricante malaia Proton. Quatro anos antes, comprou a fabricante de taxis britânicos London Taxi Co..
Toyota
Disputando com a Volkswagen a liderança de maior grupo automotivo do mundo, a Toyota tem bem menos marca que sua rival. Enquanto os alemães possuem um vasto portfólio de 12 marcas, os japoneses são donos de apenas 3. A Toyota tem presença global, enquanto a Daihatsu, focada em modelos compactos, fica somente no oriente. A Lexus representa a divisão de luxo do grupo, enquanto os caminhões ficam com a Hino.
BMW
Fabricante de luxo alemã também é dona de um porfólio de marcas igualmente sofisticadas. Além da divisão de motos e carros, a BMW é dona da Mini e da Rolls-Royce.
Honda
Tal qual a BMW, a Honda possui sua divisão de motos e carros. Além disso, ela também é dona da Acura, divisão de luxo criada para os Estados Unidos seguindo o molde de Lexus e Infiniti.
Independentes
Além das fabricantes citadas que estão presentes em grupos, algumas outras montadoras estão presentes no Brasil mas seguem caminhos solitários. É assim com Suzuki, JAC, Lifan, Chery, McLaren e Aston Marin.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro