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Dez versões do Fiat Uno que nunca tivemos no Brasil

O icônico hatch da Fiat já teve diversas versões curiosas ao redor do mundo, veja algumas delas

28/04/2020 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Cultuado no Brasil e também na Europa, o Fiat Uno foi um dos mais importantes hatches da década de 1980. O modelo revolucionou o segmento ao apresentar uma carroceria compacta e quadrada que era, ao mesmo tempo, aerodinâmica e bastante espaçosa em seu interior. Com apelo global, o Uno foi vendido nos mais diversos cantos do mundo, por isso, reunimos aqui dez versões do compacto da Fiat que nunca tivemos no Brasil.

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Vale lembrar que o Uno brasileiro era substancialmente diferente do modelo europeu na parte técnica. Somente o nosso Fiat tinha suspensão independente nas quatro rodas, estepe no cofre do motor, bocal do tanque do lado esquerdo e capô com abertura que invade a lateral do carro. E a mágica da escada no teto que adiciona 10 cv por degrau, só funciona no Uno brasileiro.

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Turbo i.e. –  1985

Nós também tivemos o nosso Uno Turbo (mais interessante que o dos Europeus, diga-se de passagem), mas o Velho Continente colocou as mãos na versão turbinada do Uno em 1985. O motor era um 1.3 turbo de 106 cv que precisava impulsionar somente 845 kg.

Selecta – 1987

O Uno Dualogic/GSR brasileiro não foi o primeiro da família a abandonar o pedal da embreagem. Em 1987, a Fiat lançou o Uno Selecta, equipado com transmissão CVT e motor 1.1 de 58 cv. Ele é um dos raríssimos casos de Fiat equipado com câmbio CVT.

Penny/Citivan - 1988

Importada do Brasil, a Elba ganhou uma versão van na Europa. O banco traseiro era removido e as janelas traseiras substituídas por chapas de aço, tal qual a Fiat fazia com o Uno Furgão. A vantagem da perua era, obviamente, o farto espaço de carga.

“Tipo Style” - 1989

Diferentemente do Brasil que adotou mudanças visuais no Uno inspiradas no Tempra, o modelo europeu seguiu os caminhos do Tipo. A frente ficou mais baixa e agressiva, a tampa traseira passou a ser feita em fibra de vidro envolvendo o vidro e as lanternas traseiras adotaram desenho semelhante ao da última reestilização do Uno brasileiro.

Turbo i.e. – 1989

Junto das mudanças que deram ao Uno o visual bastante semelhante ao do Tipo, a versão Turbo foi substancialmente melhorada. O motor passou a ser um 1.4 de 118 cv, capaz de levar o Uno a 204 km/h.

Giannini Turbo i.e. Torino! - 1990

Para alguns, a performance do Uno Turbo não era suficiente. Por isso, em 1990 a preparadora Giannini desenvolveu o Uno Turbo Torino!, com direito até a exclamação no nome. A carroceria era alargada e os para-choques ganhavam visual esportivo.

Fiorino Panorama - 1991

Assim como a Elba, o Fiorino também foi exportado do Brasil para a Europa. Apesar da produção local, nós jamais tivemos a versão Panorama do furgão. Com janelas nas laterais no lugar dos ressaltos da carroceria, a variante levava cinco passageiros e carga.

Innocenti Mille - 1994

Exportado para Europa na versão CS, os Uno brasileiros vendidos no Velho Continente ficaram conhecidos como braziliana e eram as variantes de entrada do modelo por lá. Com o fim da produção do Uno na Europa, a marca Innocenti passou a vender o Mille nacional, a perua Elba e também o sedã Premio (rebatizado de Duna).

Panda – 2012

Panda e Uno originalmente eram modelos completamente diferentes, sendo o Panda menor que o Uno, porém tudo mudou em 2012. A segunda geração do Uno brasileiro foi desenvolvida em paralelo com o terceiro Panda europeu, assim, diversos elementos visuais foram compartilhados por eles: repare o desenho praticamente idêntico da traseira.

Panda 4x4 – 2012

Se no Brasil o Uno é reconhecido por sua valentia e até por encarar uma estrada de terra com certa facilidade, o que dizer do Panda 4x4? Praticamente um Uno off-road, o Panda 4x4 servirá de base para o futuro irmão menor do Jeep Renegade, provando a valentia e a capacidade fora de estrada do hatch.

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