entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dez marcas de carro que desistiram do Brasil

Nem sempre a maré sopra a favor de algumas montadoras, e essas dez já desistiram do nosso mercado

21/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O Brasil é grande e abrangente quanto ao número de marcas automotivas. Diversos momentos econômicos e tributários diferentes ditaram o destino de algumas montadoras e importadoras: enquanto umas fincaram raízes e estão na ativa, outras deixaram nosso país e, até hoje, não têm planos de voltar. Algumas até simplesmente deixaram de existir até lá fora.

Leia mais:
+ Geely não voltará ao mercado brasileiro
+ Mahindra encerra atividades no País
+ Presidente da Daihatsu quer trazer marca de volta ao Brasil

Confira abaixo outras montadoras que saíram do Brasil e como elas estão hoje:

Geely

Presente no Brasil entre 2014 e 2016, a fabricante chinesa vendeu apenas dois modelos: o hatch GC2 e o sedã EC7 que não foram bem recebidos pela mídia e pelos consumidores. Difíceis de serem vistos nas ruas, a dupla também se tornou raridade no mercado de usados.

Como ela está hoje?

Após comprar a Volvo e criar a marca Lynk & Co, tornar a Polestar uma marca de elétricos e comprar a Lotus e a Proton, a Geely evoluiu muito. Seus carros possuem uma forte identidade visual e maior qualidade de construção. Os mais recentes modelos da marca usam plataforma Volvo e tecnologia compartilhada.

Mahindra

Com direito a uma fábrica nacional, a indiana Mahindra não conseguiu se destacar no segmento de SUVs e picapes no Brasil. Em seu melhor momento, a marca vendeu 250 carros em um mês, número que ficou dividido entre o SUV Scorpio e sua versão picape.

Como ela está hoje?

Desde sua saída do Brasil em 2015, a Mahindra reestilzou o Scorpio três vezes e apostou com força no segmento de SUVs. Hoje ela possui desde modelos compactos até SUVs de sete lugares. Ela também é dona da coreana SsangYong e das operações indianas da Ford.

Mazda

Fora do nosso país desde o final dos anos 1990, a Mazda deixou saudades. Ficou conhecida por aqui por conta do cupê MX-3, que se tornou vítima das discutíveis modificações dos anos 2000 influenciadas pelo filme Velozes e Furiosos. Havia também alguns sedãs, mas que poucos lembram.

Como ela está hoje?

Internacionalmente, a Mazda é reconhecida por ser um pouco mais refinada e com pegada mais entusiasta que suas conterrâneas Honda, Toyota e Nissan. Seus SUVs fazem sucesso de público e crítica, especialmente o compacto CX-3. Já o conversível MX-5 Miata ainda é um dos carros preferidos dos entusiastas.

Daihatsu

Popularizada no Brasil pelo SUV subcompacto Terios, a Daihatsu teve atuação curta no Brasil. A marca, hoje pertencente à Toyota, ensaia um retorno ao país, como foi declarado pelo presidente Soichiro Okudaira em 2018.

Como ela está hoje?

A Daihatsu se especializou ainda mais em carros pequenos e agora aposta na vertente do baixo custo, que levou à criação dos SUVs subcompactos Daihatsu Rocky e Toyota Raize. Além disso, ela possui um interessantíssimo esportivo pequeno, o conversível Copen.

Alfa Romeo

Rival italiana de Audi, BMW e Mercedes-Benz, a Alfa Romeo chegou a produzir no Brasil no século passado, mas abandonou o nosso mercado no começo dos anos 2000. Em seus últimos momentos por aqui, os belíssimos 156 e 147 dividiam o showroom com os Fiat Palio e Mille.

Como ela está hoje?

Junto da Jeep e da RAM, a Alfa Romeo está no trio de marcas mais importantes do grupo FCA. A Alfa voltou a produzir modelos de tração traseira com o elegante Giulia e o estonteante SUV médio Stelvio. Para os próximos anos prepara um SUV compacto com plataforma de Compass e motor híbrido além de um modelo de sete lugares.

Daewoo

Lembrada por aqui pelo sedã Espero que compartilhava peças com o Chevrolet Monza, a Daewoo foi desaparecendo aos poucos após a invasão das coreanas nos anos 1990. O último resquício da montadora no Brasil foi o Chevrolet Cruze de primeira geração, desenvolvido pela Daewoo na Coreia do Sul.

Como ela está hoje?

A Daewoo não existe mais. Ela foi absorvida totalmente pela GM e transformada em Chevrolet Coreia do Sul, que agora tem a continuidade de suas atividades ameaçadas.

Lada

Única fabricante russa a vender carros no continente sul americano, a Lada fez sua fama pela robustez por algumas peculiaridades. Até hoje clubes da marca organizam trilhas off-road de alta dificuldade com o parrudo Niva.

Como ela está hoje?

Adquirida pela Renault, a Lada está em processo de renovação. Seus principais modelos hoje, o sedã Vesta e o SUV compacto XRay, possuem plataforma de Sandero e mecânica Renault. A próxima geração do Niva já foi confirmada e será baseada no Duster.

Asia

Pare na porta de uma escola e a chance de ver uma Asia Topic lotada de crianças ou uma Asia Towner vendendo cachorro-quente até antes da pandemia era grande. Feitas para o trabalho, as vans coreanas ganharam fama e não parecem que vão largar do batente tão cedo.

Como ela está hoje?

A Asia foi descontinuada pela Kia após sua aquisição no final dos anos 1990. Os nomes Topic e Towner foram reaproveitados no Brasil pela chinesa Hafei.

Seat

Subsidiária espanhola da Volkswagen, a Seat deixou o Brasil no começo dos anos 2000, mas, até o Salão do Automóvel de 2014, a fabricante marcava presença no evento com um discreto estande. Até hoje alguns fãs desejam o retorno da Seat.

Como ela está hoje?

Com forte presença na Europa, em especial na Espanha, a Seat está crescendo no mercado de SUVs com o compacto Arona (primo do VW T-Cross), médio Ateca (derivado do Tiguan) e com o grande Tarraco (derivado do Tiguan Allspace). A Seat até deu origem a uma marca de esportivos chamada Cupra.

MG

A Morris Garage teve passagem rápida no Brasil. Com carros produzidos na China, mas com fama de marca inglesa, a MG apostou em modelos caros e refinados, o que resultou em uma participação muito tímida por aqui.

Como ela está hoje?

A linha se modernizou desde a saída do Brasil. Hoje, a MG conta com maior presença global, chegando recentemente à Índia com modelos rebatizados da Baojun. Na Europa, aposta nos SUVs elétricos.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.