02/01/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Hyundai Creta chega à Colômbia em versão exclusiva
Corolla em 7º e Creta líder dos SUVs na quinzena de dezembro
CAOA Chery lança Tiggo 5X com preço para brigar com Creta
1. Meu nome não é Creta
Desenvolvido na Índia para ser vendido em diversos países emergentes, o Hyundai Creta adotou outros batismos, como na China, onde ele é conhecido como ix25. O curioso é que ele é chamado de Cantus na República Dominicana, pois Creta remete ao órgão sexual feminino, não à maior ilha da Grécia.
2. Picape surpresa
Desenvolvido no Brasil, o conceito Creta STC foi a grande surpresa no Salão do Automóvel de 2016. A picape conceito foi apresentada sem que fosse alvo de rumores antes do evento. Apesar de ter causado furor, a rival da Fiat Toro feita pela Hyundai não chegou ao mercado até hoje, infelizmente.
3. Primo Kia
Assim como acontece com Tucson e Sportage ou Elantra e Cerato, praticamente todo Hyundai tem um quase-gêmeo da Kia. E não poderia ser diferente com o Creta: vendido apenas na China, o Kia KX3 tem estilo inspirado no Sportage. Ele foi cotado para o Brasil, mas em seu lugar chegará um SUV desenvolvido na Índia e fabricado no México.
4. Alma do Soul
Diferentemente de rivais como Ford EcoSport e Renault Duster, que usam plataforma de um hatch compacto, o Creta usa a mesma base de modelos médios da Hyundai e da Kia. A plataforma serviu para as segundas gerações de Kia Soul e Hyundai i30, além do antigo Hyundai Elantra.
Simule as parcelas do seu próximo carro
5. Cada um com o seu Creta
Antes do lançamento no Brasil em 2017, o Creta era igual em todos os lugares do mundo, mesmo nos que era chamado de ix25. Para não ficar para trás, os indianos adotaram a mesma traseira do modelo brasileiro em 2018, enquanto a dianteira recebeu grade frontal maior, para-choques diferentes e faróis revisados.
6. Creta de primeiro mundo
Desenvolvido para países emergentes, o Creta nunca foi vendido em países economicamente mais desenvolvidos. Para EUA e Europa, a Hyundai criou o Kona. Com estilo bastante exótico e porte de hatch aventureiro, ele é menor que o Creta, mas traz interior mais refinado e até uma versão totalmente elétrica.
7. Primeiro brasileiro com banco ventilado
O segmento de SUVs compactos no Brasil traz sempre curiosas tecnologias que se tornam únicas em cada carro. O Nissan Kicks, por exemplo, é o único com sistema de câmeras 360°, enquanto apenas o Jeep Renegade oferece motor diesel. No caso do Creta, sua exclusividade é oferecer ventilação nos bancos dianteiros. Ele, inclusive, foi o primeiro carro nacional a fazer isso.
8. Tração 4x4
Enquanto no Brasil e na Índia a demanda por SUVs com tração nas quatro rodas é baixa, fazendo com que o Creta seja oferecido somente com tração dianteira, na Rússia e na China ele conta com opção 4x4. Por conta do solo constantemente nevado, os dois países têm vendas expressivas do Creta 4x4.
9. Segundo SUV mais vendido da Índia
Enquanto no Brasil o Creta luta para se consolidar como o SUV compacto mais vendido e, consequentemente, segundo colocado no ranking geral, na Índia ele também manda bem. Segundo SUV indiano mais vendido de 2018, ele perde apenas para o Suzuki Vitara, que domina o ranking graças a duas variantes, a Brezza que é encurtada, e a regular que é também vendida no Brasil.
10. Vizinhos do Brasil que não vendem o nosso Creta
Apesar de ser produzido no Brasil, alguns países da América Latina vendem o Creta fabricado na Índia. Era assim na Colômbia até poucos meses atrás, quando a versão brasileira chegou. A Argentina, nosso vizinho próximo, ainda vende o Creta da Índia sem reestilização, enquanto o México já recebeu o modelo visualmente modificado, mas ainda de outro continente.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro