22/07/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O tradicional rodízio de pneus é uma prática bastante comum nas revisões dos veículos, mas você sabe qual a importância desse método?
O iCarros conversou com exclusividade com Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina, para tirarmos algumas dúvidas sobre o rodízio de pneus.
Qual a importância e os benefícios de fazer o rodízio de pneus regularmente?
- O rodízio tende a igualar a diferença de desgaste entre pneus traseiros e dianteiros, prolongando sua vida útil e fazendo com que os pneus estejam todos com as mesmas condições de desgaste.
Sempre que faço o rodízio é preciso fazer alinhamento e balanceamento?
- Sim. É importante fazer o ajuste da geometria do veículo (alinhamento) entre 5.000 e 10.000 Km no máximo, bem como realizar o balanceamento dos conjuntos de pneus e rodas. O rodízio também deverá ser feito neste momento.
Quando devo trocar os pneus do meu carro?
- Os pneus devem ser trocados sempre que a banda de rodagem atingir um gasto próximo às marcas do TWI, mesmo que em apenas um ponto da banda de rodagem. O estado geral do pneu também deve ser constantemente observado pelo dono do automóvel para identificar uma possível necessidade de troca e, em caso de dúvida, o Pirelli Performance Center possui profissionais capacitados para indicar ao consumidor qual a melhor decisão a ser tomada.
Existe uma quilometragem indicada para efetuar a troca de pneus?
- Não é possível delimitar uma quilometragem ou tempo de uso, pois o desgaste do pneu varia de acordo com o carro, tipo de direção, condições gerais de piso e temperatura em que ele trafega.
Calibragem e formatos de rodízio
Vale lembrar que é importante efetuar revisões nas concessionárias ou em oficinas de confiança do motorista. Fazer a calibragem dos pneus é outra recomendação frequente das fabricantes de pneus, inclusive do estepe, seguindo as indicações do manual do veículo.
O rodízio de pneus pode ser feito seguindo procedimentos diferentes. O mais comum é o cruzamento dianteiro, em que os pneus dianteiros vão para o eixo traseiro mantendo o mesmo lado, enquanto os pneus traseiros são enviados para a dianteira e trocam de lado. Esse formato é mais indicado para veículos com tração dianteira.
O rodízio em X é outro método de revezamento dos pneus, sendo mais utilizado em modelos premium e utilitários, em que o pneu dianteiro esquerdo troca de posição com o pneu direito da traseira, enquanto o pneu dianteiro direito inverte com o pneu do lado esquerdo da traseira.
Em casos de veículos com tamanhos de rodas diferentes no eixo dianteiro e traseiro, o mais indicado é trocar os pneus no mesmo eixo, mas antes disso vale sempre conferir as orientações do manual do usuário.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro