28/05/2021 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: WB Studios / Fonte: iCarros
Que Friends é uma série de sucesso no mundo inteiro, isso todo mundo já sabe. A história foca na vida amorosa, trabalho e dia a dia de seis jovens amigos que vivem na ilha de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos.
Os carros, apesar de estarem longe de serem os protagonistas da história (afinal, quem precisa de carro em uma cidade com metrô a cada esquina e trânsito quilométrico, não é mesmo?), foram sonho de consumo – ou conquista – de Mônica, Rachel, Phoebe, Chandler, Joey e Ross ao longo dos 10 anos da série.
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O iCarros separou uma lista dos modelos mais marcantes do sitcom americano. Confira:
Táxi da Phoebe
Com certeza o carro mais marcante é o táxi amarelo que a Phoebe herdou da sua avó e que esteve presente nos melhores momentos da série.
Quem não se lembra da Phoebe indo até a casa do seu pai para conhecê-lo lá na primeira temporada (e quase matando Rachel, Chandler e Joey com as suas habilidades ao volante), descobrindo quem é sua mãe biológica em uma viagem à praia de Montauk, dirigindo de Las Vegas até Nova York com o Joey enquanto eles tentavam se manter entretidos e, finalmente, no último episódio, levando o Ross em uma corrida quase mortal para o aeroporto para ele dizer à Rachel que a amava?
Tudo isso aconteceu a bordo de um A11 1977, da Checker Taxicab, uma companhia com sede em Chicago que produzia táxis. O sedan de quatro portas e tração traseira era equipado com motor Lycoming 6 cilindros, de 100 cv de potência a 3.800 rpm e 26,2 kgfm a 1.600 rpm.
Esses táxis foram muito populares em meados do século passado e o A11 e A12s foram os últimos modelos feitos pela Checker, antes de a empresa abandonar a produção de automóveis e passar a fazer peças para a General Motors até anunciar falência, em 2019.
Hoje, a frota de táxis americanos é responsabilidade da Yellow Cab, maior concorrente da Checker na época.
Porsche da Mônica
A Mônica nunca foi a preferida dos seus pais e tinha uma relação um tanto conturbada com a mãe em especial. Sabemos que o Ross é um milagre da medicina - já que ele nos lembrava disso toda temporada - mas ela merecia mais atenção, né?
Seu pai pareceu notar isso quando usou as caixas com brinquedos e outros objetos de infância da Mônica para impedir que seu carro molhasse durante uma enchente. Se sentindo culpado, Jack então dá o carro de presente para ela, um Porsche 911 Carrera Targa 1985.
O 911 é produzido desde 1964 e até hoje está entre os preferidos dos admiradores da Porsche. Ao longo dos anos, o modelo sofreu inúmeras mudanças tanto na parte mecânica, quanto na estética.
O Carrera Targa possui motor traseiro refrigerado a ar, boxer de 6 cilindros e 3,2 litros que rende 209 cv de potência a 5900 rpm e 26,5 kgfm de torque a 4800 rpm. O câmbio é manual de 5 marchas e o esportivo alemão faz, no máximo, 245 km/h.
“Porscha” do “Joey”
É um dia normal e rotineiro no Central Perk, quando o Joey encontra as chaves de um Porsche e decide fingir que o carro é seu para atrair a atenção das mulheres - e dos homens - que começam a tratá-lo diferente.
Sem coragem para levar o carro para dar uma volta, ele fica por ali mesmo, lavando e polindo o veículo, só para continuar ganhando toda a atenção de quem passa por lá. Infelizmente, como era de se esperar, o dono verdadeiro da “Porscha” (como Joey a batizou) aparece e leva seu carro embora.
Ainda não pronto para deixar o centro das atenções, Joey se veste com todos os itens da marca, empilha algumas caixas e cobre com uma lona para fingir que a “Porscha” ainda estava ali embaixo.
No entanto, é logo desmascarado pelo Chandler, que cai bem em cima do “carro” ao tentar pegar uma bola no ar, revelando as caixas e deixando Joey sem graça.
O carro em questão é o Porsche 911 Carrera Cabrio [geração 996]. O Carrera Cabrio era equipado com motor de 6 cilindros, com potência de 209 cv a 5900 rpm e 26,5 de torque a 4800 rpm, motor traseiro refrigerado a ar e câmbio manual de 5 marchas. A velocidade máxima era de 245 km/h.
Esportivo do Ross
Quem nunca teve uma crise no aniversário? Para o Ross, ela veio quando ele estava completando 30 anos e decidiu comprar um carro esportivo, uma MGB, da britânica MG Car Company.
No entanto, ele nunca conseguiu dar uma volta nela, já que ficou preso em uma vaga na rua por outros dois veículos. Foram inúmeras tentativas de tirar a MGB de lá: com a Phoebe arrombando o carro da frente, o que fez o alarme disparar e todos correrem, e os seis levantando e empurrando o esportivo (nem precisa falar que isso não deu muito certo, né?).
Quando finalmente o carro da frente vai embora, Ross vê um sujeito de meia idade dirigindo o mesmo modelo e desiste de ficar com ele.
Produzida entre 1962 e 1980 pela British Motor Corporation, a MGB foi um esportivo conversível de dois lugares, quatro cilindros e motor BMC série B, que substituiu a MGA de duas portas. Sua produção durou até 1980, quando o modelo foi substituído pelo MG F.
Carro do Gary
Nem todo mundo lembra do Gary, namorado policial da Phoebe, mas todo mundo se lembra do Joey salvando Ross de um tiroteio durante uma ronda policial. É, na verdade, não foi bem assim a história, como vimos mais tarde no episódio.
O tiroteio era, na realidade, o barulho do escapamento de um carro e quem Joey “salvou” foi seu sanduíche, que caiu do lado de Ross no meio da confusão.
Essa cena icônica aconteceu a bordo do um Ford Taurus. O modelo começou a ser produzido em 1986 nos EUA, nas versões sedan e station wagon, e chegou ao Brasil oito anos depois, importado de lá.
Com visual futurista, câmbio automático de quatro marchas, motorV6 Vulcan de 3.0 e 140 cv nas versões GL e LX, o Taurus rapidamente conquistou o mercado e há quem jura que salvou a Ford da falência.
Jeep da Carol
Quando cinco dos “friends” estão indo para as montanhas esquiar, eles se veem no meio do nada sem gasolina. Ross sai ao resgate e dirige até lá com o Jeep Wagoneer de sua ex-mulher, Carol.
O Jeep Grand Wagoneer começou a ser produzido nos anos 60 pela Willys Overland Motors e, posteriormente, pela Jeep, até 1991.
Aqui no Brasil, o modelo sucedeu o Rural Willys e perdeu seu posto mais tarde para o Jeep Grand Cherokee. Com 4730 mm de comprimento e 2800 mm entre eixos, o Wagoneer era considerado um SUV grande e apresentava a opção de 3 ou 4 marchas e câmbio manual ou automático.
Você lembra de todos esses carros na série? Sentiu falta de algum?
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