04/05/2020 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Já ouviu a expressão “a grama do vizinho é mais verde”? No mundo automotivo, olhar para as opções de carros vendidos fora do Brasil nos faz, às vezes, sentir um pouco de inveja. Ainda que tenhamos modelos como Fiat Toro, Troller T4 e Renault Sandero R.S., que causam verdadeira cobiça gringa, alguns modelos vendidos no Brasil possuem versões mais legais lá fora. Conheça agora dez exemplos.
Volkswagen up! GTI
Apesar de o nosso Volkswagen up! ser maior e mais potente que o modelo europeu, e tenhamos sido os primeiros a ter uma versão turbinada do pequeno hatch, do outro lado do Atlântico fica o santo-graal dos up!, a versão GTI. Equipada com motor 1.0 TSI de 115 cv, ele atinge os 100 km/h em 8,8 segundos, tem banco xadrez, acerto de suspensão único e um visual esportivo diferenciado que é comumente replicado nos up! TSI brasileiros.
Ford Ranger Raptor
Enquanto o Brasil só teve contato com as picapes Raptor da Ford com a F-150 exibida no Salão de São Paulo, alguns mercados já possuem uma versão em menor escala da picapona off-road, a Ranger Raptor. Com visual parrudo, carroceria alargada e preparação para o fora de estrada pesado, a Ranger conta com motor 2.0 biturbo diesel com 210 cv associado a transmissão automática de dez marchas do Mustang.
Renault Logan MCV
Ainda que a primeira geração da Logan MCV tivesse um estilo um tanto quanto estranho, a nova encarnação trouxe um design mais harmonioso e que nos faz desejar essa perua. Com o segmento em decadência após a aposentadoria da VW SpaceFox, dificilmente a Renault apostaria em uma perua por aqui. Ela é vendida como Renault apenas na Ucrania, enquanto os demais países tem a Logan MCV como Dacia.
Leia também: 10 versões raras ou esquecidas de carros brasileiros, quer seja porque duraram pouco ou porque não venderam muito
Jeep Renegade 1.0
Não é somente de peruas, versões potentes ou off-road que a lista é composta. Apresentado na Europa no ano passado, o Jeep Renegade reestilizado trouxe o motor 1.0 Firefly turbo como sua grande atração. Com 120 cv e 19,4 kgfm de torque ele perde em potência mas iguala em torque ao Renegade flex brasileiro com seu antigo motor 1.8 E.torQ. Com três cilindros e mais moderno, o motor é mais econômico e eficiente que o usado no Jeep nacional.
Ford Focus RS
Um hatch naturalmente de tração dianteira consegue fazer drift? Bem, se esse carro for o Focus RS, então sim. Equipado com o mesmo motor 2.3 EcoBoost turbo de 350 cv e 44,8 kgfm de torque do Mustang e um inteligente sistema de tração integral, o Focus RS é um hot hatch de elite. Elogiado pela imprensa internacional por sua boa performance nas curvas (mesmo quando feitas de lado fritando o pneu), ele concorre com o próximo modelo da lista.
Volkswagen Golf R
O Golf mais potente que se pode comprar hoje em dia é o Golf R. Com 310 cv providos pelo mesmo motor 2.0 TSI do GTI, essa versão traz tração integral, transmissão de dupla embreagem e seis marchas, além de um visual mais invocado. O grande destaque vai para a opção de comprar o Golf R na versão Variant. Tem como ser melhor que isso?
Honda Civic Hatch
Além das peruas, outro segmento que está em decadência no Brasil é o de hatches médios. Com Ford Focus aposentado, seria o Honda Civic hatch uma esperança para a categoria? Com estilo bastante agressivo e esportivo, o modelo traz para-choques diferenciados em relação ao sedã e ao hatch, além de motor 1.0 turbo ou um diesel capaz de fazer mais de 24 km/l.
Nissan March Nismo
Conhecida preparadora da Nissan colocou suas mãos no March em 2016 no Japão. O visual apimentado traz para-choques exclusivos, detalhes em vermelho por toda carroceria, rodas grandes, bancos revestidos de Alcântara e volante do Sentra. O motor é um 1.5 de 116 cv preparado associado à transmissão manual de cinco marchas ou CVT.
Ford Mondeo (Fusion) Touriner
Outra perua que faz falta no Brasil é a Mondeo Touriner, mas pode chamar de Fusion perua. Antigas gerações do Mondeo já foram vendidas no Brasil com direito à versão perua, mas, desde a fusão do modelo com o americano Fusion, a opção perua ficou restrita somente à Europa. Destaque para a variante luxuosa Vignale que promete níveis de sofisticação à lá Mercedes.
Chevrolet Equinox Diesel
Enquanto no Brasil o único SUV médio à venda com motor diesel é o Jeep Compass, nos EUA o Chevrolet Equinox também possui essa opção. Ele traz um motor 1.6 turbo diesel de 134 cv e 33,2 kgfm de torque, elogiado pela imprensa norte-americana pela esperteza e economia de combustível. Ele é associado à transmissão automática de seis marchas e está disponível apenas nas versões LT e Premier, justamente as oferecidas no Brasil com motor 2.0 turbo gasolina.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro