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VW Fox: a prole da raposa

Com oito versões, sem contar as variantes aventureiras e perua, o Volkswagen Fox mostra como tirar proveito de uma única plataforma

06/07/2012 - Thiago Moreno / Fotos: Thiago Moreno e Rafael Mandelli / Fonte: iCarros

Entre diversos adjetivos, não cabe ao Volkswagen Fox o rótulo de carro único. São oito versões entre 1.0 e 1.6, com duas ou quatro portas, câmbio manual ou automatizado. Isso sem contar as variações perua Spacefox e aventureiras CrossFox e SpaceCross. Neste caso, não se pode reclamar de falta de opção.
O Fox possui 3,8 m de comprimento, 1,6 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de distância entre-eixos. Apesar de ser compacto, se destaca no segmento por oferecer banco traseiro deslizante, o que aumenta a capacidade de 260 litros do porta-malas. O diferencial permite ao motorista escolher dar mais espaço à bagagem ou aos passageiros.O motor de entrada tem um litro de capacidade cúbica (72 cv/76 cv de potência com etanol e gasolina). O 1.6 entrega 104 cv e 101 cv, respectivamente. 
O modelo 1.0 VHT duas portas de entrada vem pelado. O único item de série em todas as versões é a direção hidráulica. Os preços começam em R$ 29.490 pelo Fox 1.0 de duas portas, e partem de R$ 34.466 para o 1.6. O CrossFox custa a partir de R$ 47.523. Pela SpaceFox paga-se pelo menos R$ 42.159, enquanto a versão aventureira da perua, a SpaceCross começa em R$ 57.178. Isso, porém, não faz do Fox um “pé de boi”. Nas versões Prime 1.6 e CrossFox, é possível equipar o carro com sensores de ré e teto solar elétrico. Com motor 1.6, dá para usufruir do câmbio automatizado I-Motion.
Comum ao todos os Fox, independentemente da versão, está a qualidade de construção da cabine, com arremates bem feitos e que passam a sensação solidez. Nas versões de entrada, porém, alguns dos materiais dos painéis de porta poderiam ser de melhor impressão tátil.  
Para ver de perto algumas das diversas facetas do Fox, o iCarros avaliou três versões do modelo, todas com motor 1.6 e comprovou como carros com a mesma origem se comportam de formas tão diferentes.
Prime1.6 i-Motion, o filho refinado 
A versão Prime 1.6 i-Motion traz de série freios ABS e airbag duplo. Sem banho de loja, sai pelo preço inicial de R$ 41.850. Neste caso, o ar-condicionado é comprado à parte. Com todos os opcionais, o preço do carro passa dos R$ 52 mil. 
A bordo do modelo, os mais de R$ 10 mil de opcionais fazem diferença. As borboletas para troca de marcha minimizam os trancos do câmbio automatizado. As rodas de 15 polegadas com pneus 195/55 prendem o carro no chão e, a todo momento, o Fox Prime tenta mostrar ao motorista o quanto ele quer ser como seu primo de apelo esportivo, o Golf. Os trancos dos buracos são mais secos, mas o modelo lida com as curvas de forma desenvolta. 
Há um pouco de rolamento da carroceria, pela altura do carro, mas não chega a passar insegurança. No modo manual, o câmbio responde bem e obedece aos comandos do motorista, melhorando o desempenho uma vez que não preciso acionar a embreagem, passar a marcha e reacoplar a embreagem. Tudo é feito ao toque de um botão.
Com rodas de liga leve e ponteira de escape cromada, como no modelo avaliado pelo iCarros, o Fox ganha visual mais requintado. Com o câmbio automatizado de cinco marchas i-Motion, é possível comprar o volante com borboletas para trocas manuais, que agrega comando do rádio e do telefone via Bluetooth. O opcional i-System, que agrega junto ao painel de instrumentos as informações do carro como consumo e velocidade média.
1.6 Bluemotion, o filho ambientalmente correto
O motor 1.6 do Bluemotion é o mesmo dos seus irmãos, mas usa um câmbio manual com relações mais longas e uma central eletrônica recalibrada para oferecer um consumo de combustível mais baixo. No lançamento da versão, o iCarros conseguiu a marca de mais de 20 km/l em condução rodoviária. A vocação econômica do Fox Bluemotion não sai por menos de R$ 34.159.
Por dentro, nada além do essencial: duas portas, vidros que se levantam à manivela e ausência do ar-condicionado. Pensando na economia, o último equipamento só faz aumentar o esforço do motor. Porém, o I-System, opcional em outras versões, está presente no Bluemotion, onde ganha a função de indicador de marcha para mostrar a mais recomendável para dirigir eficientemente. Para auxiliar nessa tarefa, a versão tem pneus de baixo atrito de rolagem. 
Geralmente, este tipo de pneu torna o carro mais ruidoso e duro, mas, no caso do Fox Bluemotion, o carro ficou até mais gostoso de dirigir. As marchas alongadas fazem bom proveito do torque do propulsor, que chega aos 15,6 kgfm quando abastecido com etanol (15,4 com gasolina) e exigem menos trocas, já que a força aparece em baixas rotações. A suspensão trabalha da mesma fora que no Fox Prime, mas o que muda mesmo é a dinâmica de condução com o câmbio diferenciado, já que as trocas levam mais tempo para acontecer. Dependendo da ladeira, porém, ele vai pedir a primeira marcha.  
CrossFox 1.6, o filho aventureiro
Prepare a bicicleta e o tênis de trilha porque o CrossFox quer te fazer esquecer do asfalto. Ao menos, é que o visual sugere: protetores de para-lama, pneus de uso misto, estepe externo e  altura elevada do solo que é de 191 mm. Um Fox 1.6 "civil", por exemplo, tem apenas 151 mm de vão livre. No fundo, no entanto, não passa de um hatch. Cai bem para buraqueiras do asfalto e encara uma estrada de terra, mas, se chover, é melhor esperar. Dotado apenas de tração dianteira, o modelo não opera milagres.
Longe do exagero visual das primeiras versões de 2005, o modelo ficou mais discreto e com estilo, sem parecer vulgar. Chama a atenção por onde passa e é isso que os donos buscam primariamente no CrossFox: diferenciação. No dia a dia, entretanto, os apetrechos cobram seu preço. Por exemplo, os pneus de uso misto desgarram com mais facilidade do asfalto e, em qualquer curva mais rápida, assoviam avisando que estão no limite da aderência. O estepe externo, além de mais suscetível a furtos, requer um espaço grande para abrir o porta-malas, já que o braço de apoio da peça se abre para o lado e não para cima, como o tampão.
Fox, a origem
O que é o Fox, afinal? Pequeno para ser um hatch médio. Preço elevado para ser popular. O Fox nasceu em 2003 no Brasil, cria da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), e passou a ser exportado para vários países. Posicionado de acordo com suas características mais marcantes - posição elevada de condução e possibilidade de configuração dos bancos na cabine -, foi um dos precursores dos carros compactos e abundantes em espaço interno”.
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