28/08/2018 - João Brigato / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Não existem ganhos sem sacrifícios e isso não é diferente no mundo dos carros. Para ter um modelo barato, é preciso abrir mão de equipamentos e qualidade de acabamento, enquanto um SUV deixa de lado uma condução mais afiada no asfalto para privilegiar a posição de dirigir mais alta e a robustez na terra. Existe um mundo ideal em que um carro pode ser bom em tudo? Não, mas o Volvo XC40 T4 chega bem perto disso.
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Versão de entrada do SUV compacto no Brasil parte de R$ 169.950 e entrega exatamente o que o consumidor médio brasileiro precisa: bom espaço interno, luxo, oferta generosa de itens de série, tecnologia, boa performance, um interior muito bem pensado e o visual chamativo tão valorizado por aqui. O XC40 é inegavelmente bonito e uma das grandes sacadas da marca com ele foi fazer com que parecesse um legítimo Volvo sem ser um XC60 em escala reduzida e ainda se destacar no segmento.
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O menor dos SUVs da marca sueca tem personalidade própria, mesmo que, como todo Volvo, traga os faróis com o Martelo de Thor (luzes de LED em T) e lanternas traseiras que se estendem pela coluna e são moldadas pelo ombro traseiro destacado. O XC40 exibe um capô longo e alto, carroceria retilínea e transmite modernidade. Ele traz caixas de roda bastante destacadas e grandes, fazendo com que as rodas de liga leve de 18 polegadas pareçam pequenas para ele.
A cabine segue esse ar de modernidade, porém surpreende pelo refinamento nos detalhes. Ele tem revestimento macio ao toque por todos os cantos e, onde há plástico, é de qualidade, apesar da tonalidade fosca que te faz lembrar que está a bordo de uma versão de entrada. Diferentemente do restante das variantes do XC40, o T4 traz textura emborrachada em uma faixa do painel e portas que replica as ruas da cidade de Gotemburgo, segunda maior cidade da Suécia. A Volvo se orgulha tanto da origem, que colocou uma discreta etiqueta com a bandeira do país escandinavo nos bancos.
Veja lista de itens de série do XC40 T4
O espaço interno é bom para um SUV compacto. Há espaço para cinco pessoas e uma distância adequada para as pernas dos passageiros traseiros, mesmo os mais altos. O porta-malas é generoso: sem abertura elétrica como nas versões mais caras, o XC40 carrega até 460 litros e traz uma prática divisória. É possível dividir o porta-malas em duas áreas diferentes e ainda há dois ganchos nas laterais para pendurar sacolas. Uma inteligente sacada de aproveitamento de espaço do XC40.
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E não é somente no porta-malas que o XC40 tem um design bem pensado. De acordo com designers da Volvo, a cabine foi pensada como um escritório com espaço otimizado. Por isso, as portas trazem revestimento de carpete próximo da região do apoio de braço e se estende até o bolsão, que é capaz de carregar um notebook. Há também um generoso console central com revestimento interno emborrachado para evitar barulhos. Só que na versão T4, a Volvo não trouxe a prática lixeira embutida presente nos modelos mais caros.
O grande destaque da cabine fica por conta da central multimídia de 9,3 polegadas. A tela domina toda porção central do painel e fica posicionada na horizontal, como em um celular. Ela é bastante intuitiva e fácil de ser usada, principalmente para quem está acostumado a um smartphone. Entre os recursos de destaque está a presença de Android Auto e Apple CarPlay, além de ser possível controlar o ar-condicionado e diversos sistemas do carro.
Algo que não era esperado em uma versão de entrada, mas que está presente no XC40 T4 é o painel de instrumentos digital configurável. Ele tem grafismos de fácil leitura e tem boa quantidade de informações. É possível, por meio da central multimídia, alterar o design dos instrumentos em quatro opções diferentes. Há até uma opção Sport que deixa os instrumentos vermelhos e os números em itálico.
Como ele anda?
Apesar de usar o mesmo motor 2.0 quatro cilindros turbo das versões Momentum e R-Design, o XC40 T4 teve sua potência reduzida de 252 cv para 190 cv. Na prática, a diminuição da cavalaria não fez tanta falta quanto os números dizem. Ele é bastante esperto tanto na cidade quanto na estrada graças ao torque de 31 kgfm. Dentro dos limites para um SUV compacto, o XC40 acelera com vigor e faz ultrapassagens com facilidade, chegando aos 100 km/h em 8,4 segundos. Boa parte desse resultado só é possível por conta da transmissão automática de oito marchas.
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O conjunto é bem acertado, fazendo trocas rápidas e totalmente imperceptíveis, mesmo em altas rotações. Ele responde rápido ao toque mais fundo no acelerador e reduz até duas marchas sem trancos. Outro ponto de destaque está na suspensão: macia e confortável, ela absorve bem os impactos e imperfeições no asfalto. Apesar do layout voltado para conforto, o XC40 não balança na estrada ou da a sensação de ser molenga. Tudo fica no devido lugar e permite até um certo abuso nas curvas sem sair tanto de frente.
Confira ficha técnica do XC40 T4
Há, no entanto, um ponto em que o XC40 pode desagradar. Algumas pessoas não são adeptas do sistema start/stop que desliga o motor sozinho em paradas rápidas para economizar combustível, por isso, muitas marcas adicionam um botão para desativas o sistema. E não há essa opção no XC40 T4. Por não contar com seletor de modo de condução como nas versões mais caras, a variante de entrada mantém o sistema start/stop ativo o tempo todo, quer você queira, quer não.
Outro ponto também crítico do XC40 está na atuação do sistema de frenagem autônoma de emergência. Em duas situações durante os nossos testes em que um veículo à frente estava realizando uma conversão, o SUV acionou os freios indicando uma possível batida. Devo confessar que a atuação assusta bastante, já que os freios trepidam, o pedal abaixa repentinamente e um alerta sonoro é ligado. Apesar disso, outros sistemas de segurança ativa do Volvo, como a manutenção em faixa, funcionam de maneira impecável e reforçam o objetivo da marca para os próximos anos que é fazer com que ninguém morra a bordo de um de seus carros nos próximos anos.
Melhor de quantos mundos?
Reunindo a qualidade de um modelo verdadeiramente de luxo, à modernidade esperada de um carro lançado em 2018 e a elementos surpreendentes, o Volvo XC40 T4 se prova como uma das melhores (se não a) opções de SUV compacto de luxo atualmente vendido no Brasil. Ele é muito bom de dirigir, espaçoso, bonito, refinado e não custa muito mais do que um Jeep Compass topo de linha.
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